Formação fortalece conhecimentos matemáticos em Novo Hamburgo

Buscando ampliar e fortalecer o repertório de conhecimentos matemáticos dos professores, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo, por meio do Núcleo de Formação Continuada, realizou mais um encontro entre os educadores que participam da proposta intitulada “Vivências e Construções Matemáticas”.
Na semana passada, o grupo acompanhou a palestra da professora Rogéria Gaudêncio Rêgo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que fez contribuições teóricas e práticas, convidando os professores a refletirem sobre a relação entre álgebra, geometria e aritmética e a praticarem exercícios que poderão ser reproduzidos em sala de aula. “Construir conhecimentos matemáticos é um processo de via dupla, não só o professor ensina e não só o estudante aprende. O currículo da matemática do Ensino Fundamental precisa ser dinâmico, cheio de significados, valorizando os saberes trazidos dos contextos do cotidiano do estudante, promovendo cidadania, autonomia e construindo estudantes com autoria”, explica a professora e assessora de Matemática da SMED, Cidonia Busatta.