Secretaria de Obras segue atuando na recuperação da malha viária

Linha de apoio
Bairros São Jorge, Vila Rosa, Guarani, Vila Nova e Diehl receberam o serviço
Publicado em 27/06/2024 - Editado em 15/10/2024 - 10:19
teste
Maquinários e servidores estiveram envolvidos no trabalho
Crédito
José Renato Oliveira

A catástrofe climática de maio também trouxe consequências para as condições da malha viária do Município. Para reverter esta situação, a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) tem trabalhado continuamente para recuperar os pontos danificados das vias.

Nesta quinta-feira, dia 27, trechos de ruas como Taubaté, Pedro Boll Filho, Ibirituba, Artur Momberger, Joaquim Marques de Souza, Dona Emília, Júlio Adams, Guajuvira, Frederico Mentz e Agudo, nos bairros São Jorge, Vila Rosa, Guarani, Vila Nova e Diehl, receberam o recapeamento asfáltico com asfalto quente. Maquinários e servidores estiveram envolvidos no trabalho que consiste em cortar e retirar o asfalto danificado ou com buracos de uma determinada área, para, em seguida, aplicar o asfalto novo.

Já o trabalho de tapa-buraco, com asfalto frio, foi aplicado em pontos específicos dos bairros Liberdade, Ideal, Canudos, Primavera, Rincão e Rondônia, nas vias São Leopoldo, Sete de Setembro, Oswaldo Artur Hartz, Boa Saúde, Rincão e Guia Lopes, Primeiro de Março (Centro).

“Temos ciência de que possuímos muitos pontos que necessitam desse serviço. Estamos trabalhando com afinco para minimizar os problemas, porém dependemos das condições climáticas para dar sequência”, explicou a titular da Semopsu, Greyce da Luz.

A Prefeitura realiza duas formas de manutenção do asfalto: o tradicional capeamento e recapeamento asfáltico com material quente, utilizado nos desníveis e buracos maiores, e uma forma alternativa, mais rápida, que é a utilização do asfalto frio para tapar pequenos buracos. Diferente do asfalto quente, asfalto frio pode ser colocado em qualquer condição climática.

Aplicação do asfalto frio torna o trabalho mais rápido e prático

Diferentemente do asfalto quente, onde execução do serviço é mais demorada e exige maquinário e outros procedimentos, a utilização do asfalto frio é mais dinâmica e rápida, além de não necessitar bloquear o trânsito. Após a colocação, é possível circular com os veículos imediatamente sobre o material, que possui uma tecnologia de secagem rápida. A compactação do asfalto é realizada de forma diferente, pois o trânsito de veículos acelera o endurecimento do material.