Provas Adaptadas têm avaliações positivas das escolas

Linha de apoio
Análise é realizada por representantes das equipes diretivas e da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas
Publicado em 12/12/2024 - Editado em 12/12/2024 - 16:03
Provas Adaptadas são avaliadas como um passo importante na Rede Municipal
Provas Adaptadas são avaliadas como um passo importante na Rede Municipal
Crédito
Aline Bueno/PMNH

No último dia 27, reuniram-se no auditório da SMED representantes das equipes diretivas e da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas envolvidas na Avaliação Adaptada dentro da proposta da Educação Inclusiva. As Escolas Municipais de Educação Básica Marcos Moog, Floriano Peixoto, Antônio Bemfica Filho, Pres. Tancredo Neves, Arnaldo Grin e  Pres. Nilo Peçanha, juntamente com a diretora de Educação, Neide Vargas, e os Núcleos de Avaliação e Inclusão e Diversidades da SMED, dialogaram a respeito de como o processo da Avaliação Inclusiva ocorreu em cada um dos espaços e quais foram os recursos adaptados mais utilizados pelos estudantes que necessitaram da prova adaptada.

O retorno das escolas foi bastante positivo. A coordenadora pedagógica da Emeb Pres. Tancredo Neves, Kelly Marta Costa, e a professora da SRM Cleidiane Moura  relataram que o material disponibilizado foi diversificado e que os estudantes se sentiram muito bem ao realizar as propostas, pois conseguiram concluir a avaliação. Sobre os materiais adaptados, destacaram o recurso de vídeo e o material concreto como grande apoio para a compreensão dos estudantes avaliados. 

Os representantes das escolas disseram que os recursos fizeram uma grande diferença para o sucesso da aplicabilidade das provas, especialmente o uso das letras em caixa alta, vídeos e materiais concretos para uso em matemática. A reunião teve continuidade com a apresentação dos resultados de todas as avaliações da Rede Municipal de Ensino. 

“A Rede Municipal de Ensino tem avançado na avaliação da aprendizagem dos estudantes com deficiência. A avaliação em larga escala, que historicamente excluiu esses estudantes, na perspectiva da avaliação adaptada proposta pela Secretaria de Educação quebra este paradigma, buscando incluir a todos. Porém, é preciso avançar ainda mais, o que só acontecerá com a continuidade da participação efetiva das escolas no processo”, diz a diretora de Educação, Neide Vargas.

 

Palavras-chave
educação