Prefeitura recebe a doação de 500 pares produzidos na Fimec

O sábado de 5 de abril foi ainda mais especial para Novo Hamburgo, que comemorava os 98 anos de emancipação. Isso porque durante a Feira Loucura por Sapatos, a Fenac fez a doação oficial dos pares de sapatos produzidos na Fábrica Conceito durante a 48ª Fimec ao prefeito Gustavo Finck.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), a Prefeitura destinará as doações para crianças em vulnerabilidade da rede municipal de ensino. No total, foram produzidos mais de 2 mil pares de calçados durante a feira e a Fenac doou mais de 500 pares.
“A Fábrica Conceito é um projeto essencial para a Fimec. Seja qual for o tamanho do fabricante, é ali que ele vê de perto todo o processo acontecendo. E finalizar o ciclo de Fimec podendo fazer o bem é ainda melhor”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung.
“Sabemos o quanto uma feira como a Fimec é essencial para a nossa cidade por toda a movimentação econômica que ela traz”, salienta Finck. Ele lembra que a Fábrica Conceito é uma verdadeira experiência para o público. “E além disso, agora é uma ação social importante. Tenho certeza que os nossos alunos das escolas municipais irão fazer muito bom uso desses calçados”, conclui o prefeito.
Do total de pares produzidos - entre eles, calçados infantis, esportivos, scarpins, sapatos profissionais e chuteiras - a Fenac fez a doação dos pares para a Prefeitura de Novo Hamburgo. Os demais pares serão destinados pela Coelho Assessoria Empresarial e pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) para entidades da cidade.
A Fábrica Conceito é um projeto realizado durante a Fimec. Única no mundo, a iniciativa apresenta ao visitante da feira a produção de calçados em tempo real, com o objetivo de gerar uma experiência exclusiva ao visitante: a de acompanhar a mão de obra e todas as tecnologias e materiais aplicados na produção calçadista. Os responsáveis pelo projeto são Fenac, IBTeC e Coelho Assessoria Empresarial.
Esta foi a edição mais completa do projeto, contemplando cinco linhas de produção, incluindo infantil, feminino, bolsa, calçados esportivos e calçado de segurança. Em 2025, as marcas envolvidas foram Piccadilly , Novopé (450), Marluvas (600) e CFP Senai (800), além de 120 bolsas das marcas Arezzo e Schutz.