Com trabalho de articulação da Prefeitura, Novo Hamburgo tem mais 82 famílias habilitadas no Compra Assistida

Linha de apoio
Município chega a 193 famílias beneficiadas, com 54 imóveis já contratados
Publicado em 01/07/2025 - Editado em 02/07/2025 - 09:26
Com trabalho de articulação da Prefeitura, Novo Hamburgo tem mais 82 famílias habilitadas no Compra Assistida
Programa Compra Assistida é voltado para atender famílias atingidas pela enchente
Crédito
Arquivo/PMNH

A semana começa com uma boa notícia para Novo Hamburgo, com a seleção de mais 82 famílias no Programa Compra Assistida, modalidade do Minha Casa Minha Vida. Com isso, o Município soma 193 famílias habilitadas a adquirirem uma casa no valor de até R$ 200 mil. Além disso, há mais 582 famílias cadastradas pelo Município junto ao governo federal que aguardam avaliação.

A iniciativa foi criada pelo governo federal para permitir que famílias atingidas pela enchente de 2024 possam ter um novo lar e, desde o início do ano, faz parte das ações prioritárias da Administração Municipal.

Conforme o diretor-geral de Projetos e Captação de Recursos, Bruno Vedooto, foram realizadas diversas reuniões com a Caixa Federal, Ministério das Cidades e Defesa Civil Nacional. Como parte das articulações, o prefeito Gustavo Finck, no início de maio, cobrou pessoalmente do ministro das Cidades, Jader Filho, maior brevidade na avaliação das pessoas que aguardavam a inclusão no Compra Assistida. Na época, Jader Filho se comprometeu em dar atenção a Novo Hamburgo.

Com a convocação publicada pelo Ministério das Cidades nesta segunda-feira, Novo Hamburgo recebeu a confirmação de que articulação realizada deu certo. “Este é fruto de um trabalho conjunto da nossa equipe técnica, que nunca desistiu de encontrar uma solução e uma moradia digna para as famílias que mais precisam”, destaca Finck.

A partir de agora, essas famílias serão comunicadas da novidade e terão 60 dias para encontrarem um imóvel, busca que será acompanhada por corretores imobiliários parceiros da Caixa Federal.

Até o momento, o Compra Assistida em Novo Hamburgo tem 54 imóveis contratados, oito em contratação, nove em avaliação e 22 em fase de preenchimento de documentação. Ainda há outros 100 habilitados que precisam indicar o imóvel para a Caixa Federal.

Para a secretária de Gestão, Governança e Desburocratização, Andréa Schneider Pascoal, no qual a Diretoria-Geral de Projetos e Captação de Recursos está veiculada, a habilitação de mais 93 famílias representa mais que números.

“É a reconstrução da esperança e da dignidade para quem perdeu tudo nas enchentes de 2024. Esse resultado é fruto do trabalho técnico, comprometido e incansável da equipe”, salienta. De acordo com Andréa, o trabalho continua, pois o Município não quer que nenhuma família fique para trás e que todos possam ter uma moradia digna.

Palavras-chave
compra assistida moradia Enchente