5ª Semana do Empreendedor Individual oferece serviços gratuitos

Publicada em 01/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Unidade móvel está na Praça do Imigrante para orientações e formalizações - Foto: Andressa Lima
Buscando qualificar o Microempreendedor Individual (MEI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), promove até o dia 5 de junho a 5ª Semana do Empreendedor Individual, a quarta consecutiva em Novo Hamburgo. As atividades consistem em capacitar os MEI's já formalizados, através de oficinas realizadas na Unidade de Atendimento do SEBRAE Novo Hamburgo (Rua Bento Gonçalves, 1743, Centro). Também há o atendimento ao público com uma unidade móvel do SEBRAE, na Praça do Imigrante. “Temos a meta de atingir cerca de 300 pessoas, com as oficinas, formalizações e informações até o final da Semana”, confirma o gerente de apoio a Microempresa da SEDETUR, Márcio Pierotto Alves.

Na Praça do Imigrante, os interessados podem saber mais sobre a formalização, como fez dona Reni Aleci Weber, 70 anos. “Vim buscar informações para minha filha, que é microempreendedora. Ela vende produtos e acho bom ela se regularizar”, contou. Quem quiser, pode também receber orientações sobre o programa de Microcrédito e formalizar seu negócio. “Quero formalizar meu trabalho para poder crescer e contratar mais gente. Vindo aqui, há várias facilidades e recebi várias orientações”, aprovou o motorista José Marco Hofmenter, 33 anos, que já encaminhou a documentação necessária, que é CPF, RG, Título de Eleitor ou número do recibo do Imposto de Renda (se for declarado) e comprovante de utilização do imóvel (Carnê do IPTU).

São ofertadas cinco oficinas SEBRAE para o Empreendedor Individual (SEI). As oficinas SEI são um módulo de capacitação, centralizadas nos empreendimentos dos MEI's. A primeira foi a oficina SEI Empreender, que mostrou aos participantes os princípios do empreendedorismo, agindo de forma consciente e responsável na tomada decisões, uma atividade extremamente proveitosa para a microempreendedora Rúbia Corrêa Leite, 33 anos. “O que me motivou a participar foi o conhecimento que posso adquirir durante o curso. Fiz vários, mas como mudei de ramos procurei me especializar. Quanto mais eu fizer, melhor”, disse ela, que é proprietária de uma lancheria.

Todos os participantes de oficinas receberão certificados. Serão disponibilizadas duas turmas, na parte da manhã e da tarde, com 30 vagas cada turno. Os horários das oficinas são das 9h30 às 12h30 e das 14 horas às 17h30. “Nós criamos as oficinas como uma degustação ao MEI, porque queremos de forma genérica, ensinar sobre empreendedorismo, para que eles tome gosto pela prática empreendedora”, afirma o gerente regional do SEBRAE dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti. Havendo vagas, os interessados podem se inscrever pelo telefone do SEBRAE 0800-570-0800.

Oficinas SEI

2 de julho – Terça-feira

SEI Planejar: sobre a importância do planejamento para que a atividade empreendedora gere resultados satisfatórios quanto às expectativas e metas dos Empreendedores Individuais.

3 de julho – Quarta-feira

SEI Controlar Meu Dinheiro: Aprender sobre finanças e como controlar o dinheiro da empresa e o fluxo de caixa. Entender a diferença entre o dinheiro do empreendedor e o da empresa e saber elaborar os controles diários de entradas e saídas do negócio.

4 de julho – Quinta-feira

SEI Comprar: Compreender a importância dos elementos que envolvem o processo de compras para assegurar os melhores resultados no seu negócio.

5 de julho – Sexta-feira

SEI Vender: Contribui para que o empreendedor individual pense nas suas vendas, entenda as necessidades do mercado e amplie as possibilidades de crescimento do seu negócio.