Agentes da SEDETUR e artesãos participaram da Feira Mundial de Economia Solidária

Publicada em 19/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
O gerente de apoio às microempresas da SEDETUR, Márcio Pierotto Alves, e a gerente de Economia Solidária da SEDETUR, Maria Ignês Schemes Heckler, participam de um dos fóruns de discussões. - Foto: Divulgação
Do dia 11 ao dia 14 de julho, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), participaram do 2º Fórum Social Mundial e da 2ª Feira Mundial de Economia Solidária, em Santa Maria. Um grupo de 24 artesãos e seis recicladores foram ao Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, local do evento, onde haviam mais de 800 empreendimentos de 40 países. Na ocasião, foi celebrado, também, o décimo aniversário da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), os 10 anos do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), 10 anos da Rede de Educação Cidadã (RECID), 20 anos da Feira do Cooperativismo (FEICOOP) e os 30 anos da ECOSOL/Caritas Brasileira.

Para a gerente de Economia Solidária da SEDETUR, Maria Ignês Schemes Heckler, as mais de 30 tendas de fóruns de discussões, com eixos temáticos, foram extremante enriquecedoras para o trabalho desenvolvido no Município. “Conversamos com pessoas de diversos locais do mundo e vemos que Novo Hamburgo é um dos poucos que possui a lei geral implementada. Vemos que nosso Município está a frente”, afirmou. O gerente de apoio a microempresa da SEDETUR, Márcio Pierotto Alves, também presente, relembra que os encontros foram fundamentais. “Um dos mais interessantes foi com a representante da ANVISA, Rosiane Santos, que apresentou uma minuta de Lei, que está em andamento. Ela trata da simplificação das adequações sanitárias para os empreendedores de economia solidária, cooperativistas e micro empreendedores individuais”, finalizou.