Muita alegria e diversão marcaram o Dia Mundial do Brincar

Publicada em 27/05/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Ação distribuiu brinquedos no semáforo da Avenida Pedro Adams Filho com a Rua Lima e Silva - Foto: Paulo Barcelos
Quem passou pela Praça do Imigrante na manhã de sábado, dia 25 de maio, pôde aproveitar diversas brincadeiras que marcaram o Dia Mundial do Brincar. Na comemoração da data, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED), em parceria com a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), realizou uma ação especial. Com a finalidade de estimular as brincadeiras em família e na comunidade escolar, a proposta reuniu centenas de pessoas. “O objetivo é convidar as pessoas a brincar”, destacou o prefeito Luis Lauermann. As atividades também aconteceram em todas as escolas municipais.

Na oportunidade as crianças puderam conhecer brinquedos que faziam sucesso antigamente. Durante as comemorações foram distribuídos mais de 800 brinquedos. “Todos estes brinquedos foram confeccionados de forma artesanal e com indicações de como brincar”, explica Greice Costa, presidente da OMEP em Novo Hamburgo. Entre os jogos distribuídos estão Elástico, Cinco Marias, Kit Amarelinha, Cama de Gato e Bolha de Sabão.

Criado em 1999, o Dia Mundial do Brincar é comemorado por mais de 25 países e estimula a realização de atividades lúdicas. Desde 2008 a data é lembrada em Novo Hamburgo e nesta edição, para aproximar ainda mais a comunidade da programação, a SMED agregou a comemoração pelo Dia da Família na Escola. “Realizamos atividades em todas as escolas para que toda a comunidade possa participar”, explicou o secretário da SMED, Alberto Carabajal.

De acordo com a gerente de Educação Infantil da SMED, Regina Gomes, brincar é uma dimensão do humano. “Brincar não faz parte apenas da infância, mas algo que deve ser preservado por toda a vida”, explica. Quem valorizou isso foi o agente financeiro Jorge Rodrigues, que trouxe as filhas Jamilli e Kamilli para brincar na Praça. “Eu participo da infância delas acompanhando o desenvolvimento de cada uma, e as brincadeiras fazem parte desse processo”, ressaltou.