AME terá serviço de seguro-desemprego

Publicada em 05/09/2012 - Atualizada em 17/10/2024
O ministrante, Davi de Vasconcelos, explica o funcionamento do serviço. - Foto: Andressa Lima
Iniciou na manhã de segunda-feira, 3 de setembro, o treinamento interno da Agência Municipal de Empregos (AME) de Novo Hamburgo. A capacitação possibilitará que a AME disponibilize o serviço de seguro-desemprego, atualmente encontrado no prédio do Sistema Nacional de Empregos (SINE), localizado na Rua David Canabarro, 58. Através da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) com o Ministério do Trabalho (MTE), uma equipe vinda de Brasília ministra o curso, que segue até dia 6 de setembro. Segundo o diretor de Trabalho da SEDETUR, Paulo Haubert, a capacitação para os funcionários é essencial. “A iniciativa serve para implementar o trabalho da AME e descentralizar o serviço de seguro-desemprego no Município. Para a agência, há o sentido de oportunizar e beneficiar a comunidade”, ressalta. O serviço inicia de forma experimental já no dia 11 de setembro.

Contando com mais um serviço, a AME pode agilizar o atendimento. “A população passa a ter mais uma opção. Agora, pode-se atender o trabalhador de maneira qualificada”, enfatiza o coordenador da AME de Novo Hamburgo e participante do curso, Marcelo Peruzzo. “Aqui, fazemos a intermediação de mão de obra, além da carteira de trabalho e previdência social (CTPS). A partir da próxima semana, já iremos operar com o novo serviço”, informou. Davi de Vasconcelos, um dos ministrantes da equipe do Ministério do Trabalho, diz que neste curso é trabalhada a legislação para habilitar a recepção e entrada do seguro-desemprego. Segundo Luiz André de Medeiros Macedo, também membro do MTE, quanto mais opções, melhor. “A partir da capacitação, a unidade poderá atender a população, que fugirá de filas, tendo mais um local para o serviço”, completa.

Durante a capacitação, a AME, situada na Rua Joaquim Pedro Soares, 349, no Centro, continua com o atendimento normal, das 8 às 14 horas para encaminhamentos de vagas e carteiras de trabalho, até as 16 horas para carteiras de trabalho e parte administrativa, de informações e retirada de carteira de trabalho até as 17 horas.