Arquivo Público de Novo Hamburgo participa de exposição virtual em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos

Arquivo Público de Novo Hamburgo participa de exposição virtual em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos

Publicado em 09/06/2020 - Editado em 15/06/2020
Crédito
Arte/Cultura

Em celebração ao Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho, a exposição “Caminhos dos Arquivos: nossas histórias, nossas heranças” contará com a participação do Arquivo Público de Novo Hamburgo (Praça da Bandeira, 66 – Centro, Novo Hamburgo). A mostra virtual integra o calendário da 4ª Semana Nacional dos Arquivos e acontece até o dia 14 de junho, hospedada no website www.caminhosdosarquivos.com. A temática proposta para esta edição, pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA), é “Empoderando a sociedade do conhecimento”.

Esse projeto teve início em 2018, impulsionado pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) em colaboração com diversas Instituições detentoras de acervos arquivísticos, com o objetivo de divulgar informações básicas do patrimônio documental gaúcho. A atividade consiste em uma ação prevista no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), proporcionando o acesso ao conhecimento de lugares que preservam os registros documentais que configuram a história e a memória do Rio Grande do Sul.

Você pode conferir mais informações e acessar a Exposição Virtual “Caminhos dos Arquivos: nossas histórias, nossas heranças” por meio dos links: www.caminhosdosarquivos.com e em facebook.com/caminhodosarquivos.

4ª Semana Nacional de Arquivos

Organizada pela Fundação Casa de Rui Barbosa e o Arquivo Nacional, a Semana Nacional de Arquivos é um período dedicado a eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural, relacionados aos arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais, para que planejem atividades especiais com o objetivo de aproximar essas instituições a sociedade e divulgar seus trabalhos desenvolvidos.