AstraZeneca em atraso de envio pelo Ministério da Saúde

Publicado em 21/10/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:59
teste
Crédito
Arte/PMNH

O município aguarda a chegada de novas doses do imunizante AstraZeneca, por parte do governo federal, para que o ciclo vacinal de parte da população seja colocado em dia.

Atualmente, Novo Hamburgo tem 13.577 pessoas fora do prazo de 12 semanas para receber a segunda dose do imunizante da AstraZeneca. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que segue à risca o que é pactuado na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é emitida a cada remessa de lotes de vacina, com as indicações do público-alvo para D1 e D2 do respectivo lote.

A queda na regularidade do envio de lotes de AstraZeneca por parte do Ministério da Saúde vem sendo observada desde setembro.

Apesar de o Ministério da Saúde ter diminuído o intervalo da aplicação da segunda dose para 8 semanas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que, assim que as doses chegarem ao município, será colocado em dia o calendário vacinal de quem está com as segundas doses em atraso. “Assim, o município vai priorizar a vacinação de quem está em atraso, para depois baixar o intervalo da segunda dose para 8 semanas”, afirma o diretor administrativo de Saúde da SMS, Marcelo Reidel.