Atelier livre promove atividades sobre cultura afro-brasileira

Publicada em 21/10/2010 - Atualizada em 17/10/2024
Nos próximos dias o Atelier Livre Municipal, da Secretaria de Educação e Desporto (SMED) de Novo Hamburgo realizará atividades com o objetivo de discutir e celebrar a cultura afro-brasileira. As ações são propostas pelo Grupo de Estudos sobre África e Diáspora Negra.

Na quinta-feira, 21 de outubro, ocorre a sessão comentada do filme “Afoxés – entre o sagrado e o mundano”, documentário dirigido por Ângela Machado. A obra mostra a história e a influência dos afoxés – cortejos que saem durante o carnaval – na popularização da presença afro na cidade de Salvador. A sessão é aberta à comunidade e será apresentada a partir das 19h30 no 5º andar do Centro Municipal de Cultura, que fica na Rua Eng. Ignácio C. Plangg, 66. Esta é a segunda exibição proposta pela Mostra de Cinema Negro, que até o final do ano fará novas sessões de filmes.

Já na manhã de sábado, 23 de outubro, a partir das 9 horas, o grupo de estudos promoverá o cortejo “O Grito Afro”. A manifestação contará com músicas, instrumentos e brincadeiras afro-brasileiras, e percorrerá as principais ruas do centro da cidade com saída prevista da Praça 20 de Setembro, às 10 horas. Até este horário será realizado um ensaio. O evento é aberto à participação de todos. Mais informações sobre as atividades podem ser consultadas no Atelier Livre Municipal que fica no Centro de Cultura, ou pelo telefone (51) 3581-3906.