Audiência pública debate o Corredor Cultural e seu entorno

Audiência pública debate o Corredor Cultural e seu entorno

Publicado em 03/03/2020 - Editado em 04/03/2020
Crédito
Arte/Cultura

Nesta quarta-feira, dia 4, às 19h, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e a Secretaria Municipal de Cultural promovem uma audiência pública para tratar de alterações no Plano Diretor Urbanístico e Ambiental (PDUA) de Novo Hamburgo. A reunião, que será realizada na Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59 – Centro), colocará em debate a proteção do Corredor Cultural do Hamburgo Velho e seu entorno.

Como parte histórica do desenvolvimento urbano de Novo Hamburgo, com grande relevância de preservação arquitetônica, o Corredor Cultural compõe mais do que uma faixa cronológica de tempo, sendo também uma faixa de ocupação importante do município, por sua ligação entre a cidade antiga e a cidade nova.

As edificações da área que compreendem o Corredor Cultural são construções datadas entre o final do Século XIX até o final dos anos de 1950, e possuem forte relevância e importância histórica para o município. A busca pela inclusão do trecho no PDUA visa proteger e manter viva a história e a memória de Novo Hamburgo.

Edital para a realização do Inventário Municipal dos Bens Culturais

De acordo com o Diretor de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Juliano Araújo, será publicado neste mês de março, um edital para a concorrência de empresas que farão a revisão e atualização do Inventário Municipal dos Bens Culturais. A partir deste edital, serão avaliados os patrimônios do município, com foco no corredor cultural, com possibilidade de tombamento e questões necessárias para a preservação das edificações e providências para o entorno.