Balanço da 1° Gincana de Educação Financeira
A 1ª Gincana de Educação Financeira com uso da Realidade Virtual e Realidade Aumentada do Brasil, que aconteceu no dia 21 de novembro de 2016 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hugo Engelmann e foi promovida pelo Procon/NH, teve seus resultados divulgados.
Participaram, ao total, 166 beneficiários, destes 90 crianças, na faixa etária dos 8 aos 12 anos, e 76 pais ou responsáveis. Com os objetivos de desenvolver a percepção que economia é mais que dinheiro, é consciência, responsabilidade e sustentabilidade; a percepção sobre o valor do dinheiro, da poupança, para levar uma vida saudável e sustentável; desenvolver a participação ativa da criança e jovem na economia da casa, por meio de atitudes simples que fazem diferença; e preparar os alunos para entenderem, desde cedo, a dimensão da vida econômica como resultado das escolhas que fazemos, a Gincana Lúdico vivencial de formação de hábitos financeiros teve um investimento de R$4.600,00.
Com carga horária de 4 horas, a ação foi composta por bases temáticas sequenciais, onde as crianças foram convidadas a desvendar desafios e realizar atividades lúdicas. Ao final da atividade, todos os alunos receberam um questionário para responder e outro para levar para os pais e responsáveis. Além disso, todos ganharam pelo menos um livro de educação financeira para levar para casa.
Segundo o questionário respondido pelos alunos: 39% deles acreditam que economizar é gastar menos/poupar/guardar; 21% que é preciso não gastar; e 13% que economizar é desligar aparelhos/luz, fechar torneira. Entre as crianças, 95% responderam que nunca tinham ouvido falar que existem coisas necessárias, importantes e supérfluas na vida e 39% julgaram a água como o bem mais necessário. Ainda no quesito coisas necessárias, 36% responderam comida e 18% saúde.
Sobre as coisas mais importantes, material escolar apareceu em primeiro, com 31%, seguido de energia elétrica (18%), casa (17%) e eletrônicos, como celular, TV e computadores (12%). E, para os pequenos, as coisas supérfluas são doces (26%), muitos brinquedos (20%), computador (19%), balas (18%) e videogame (8%).
Quando perguntados o que acharam da atividade, 32% disseram querer mais, 25% gostaram muito e 23% acharam legal, divertido. O que mais gostaram de aprender foi sobre necessário, importante e supérfluo (23%); economizar (20%); realidade virtual/realidade aumentada (18%); e mexer/cuidar do dinheiro (18%).
No questionário respondido pelos pais e responsáveis, 74% julgaram muito importante essa atividade para o futuro das crianças e 81% acharam importante as crianças e jovens terem uma educação financeira. Entre as opções que os adultos achavam mais relevante os pequenos aprenderem, a mais escolhida foi a de que o dinheiro é resultado de trabalho e empenho (27%), seguida de que economizar é importante para o futuro (19%) e que existe diferença entre querer e precisar (15%).
Na percepção dos pais e responsáveis, 87% das crianças gostaram muito da atividade e 55% aprenderam com a gincana. Ainda, 68% deles gostariam muito que esse tipo de atividade fosse repetida mais vezes.
De acordo com o subprocurador do Procon, Italo Bronzatti, com esses questionários se pode verificar que a atividade foi bastante satisfatória, tanto para os alunos, já que contribuiu para o desenvolvimento e formação de hábitos saudáveis, quanto para os pais que viram seus filhos estarem mais preparados para o futuro.