Em busca de maior cobertura vacinal entre os jovens, Vigilância em Saúde visita escolas

Linha de apoio
Equipes têm vacinado estudantes contra HPV e influenza
Publicado em 30/06/2025 - Editado em 30/06/2025 - 17:10
Em busca de maior cobertura vacinal entre os jovens, Vigilância em Saúde visita escolas
Para que estudantes sejam vacinados na escola, família autorizam com antecedência
Crédito
Vinicius Campos/PMNH

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre as crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde tem visitado as escolas por meio da Vigilância Epidemiológica. No dia 2 de julho, a equipe de vacinadoras da Vigilância em Saúde visitará a Escola Estadual Seno Frederico Ludwig (Ciep) do bairro Canudos.

Conforme a enfermeira e coordenadora da Política de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Zavaski, o índice de adesão dos jovens às vacinas, em especial, contra o papilomavírus humano (HPV), é baixa. “A cobertura de 9 a 14 anos, entre o público feminino, está em 78,5%, e para o público masculino, em 63,7%”, diz Juliana.

No mês de junho, a equipe foi até o Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini para aplicar doses contra o HPV e influenza. Ao todo, 77 vacinas foram aplicadas na escola. Segundo a diretora Marília Würch de Paula, a iniciativa foi significativa porque há alunos sem condições de ir até a Casa de Vacina. “E ter essa oportunidade aqui é muito importante para a saúde deles”, destaca.

A SMS envia o termo de autorização às escolas para que seja enviado às famílias. É necessário que os pais ou responsáveis preencham e assinem previamente o documento.

Inclusive, para ampliar a proteção contra o HPV, vírus que é um dos principais causadores do câncer de colo do útero e outras doenças graves, o Ministério da Saúde lançou Campanha Temporária de Vacinação. A mobilização, voltada para a faixa etária dos 15 aos 19 anos, segue até 31 de julho.

Palavras-chave
campanha de vacinação vacina vacina contra HPV estudantes