Cerca de 300 carretas na 10ª Carreteada de Lomba Grande

Os festejos e a carreteada tiveram início às 14 horas, com uma solenidade que contou com a presença de autoridades na Estrada Afonso Strack, esquina com a Rua Francisco Waldemar Bohrer. Após a cerimônia, uma benção ministrada pelo pastor luterano Heitor Meurer deu início ao desfile de carros de bois pela Rua João Aloysio Allgayer, seguindo pela Estrada Martin Luther e Estrada do Wallahay em direção ao local do acampamento, na Sociedade Gaúcha Lomba Grande.
Segundo os organizadores do evento, a Carreteada é uma homenagem para todos aqueles que utilizam a carreta de bois para o transporte ou para o trabalho no campo. “Para preservar o corpo, cultivamos a terra, e para preservarmos o campo, cultivamos as tradições” disse a tesoureira da Associação dos Amigos Carreteiros de Lomba Grande.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, a festa tem o objetivo de resgatar e valorizar as tradições dos antepassados e mostrar a importância da agricultura familiar. “Nos últimos anos, tem sido um evento de integração, que a cada ano vem se solidificando e valorizando as tradições do meio rural”, observou. O evento continuou no domingo, dia 3, onde diversas atividades foram realizadas na Associação dos Amigos Carreteiros de Lomba Grande.