Chega a vez de idosos com mais de 69 anos serem imunizados contra a covid-19

Linha de apoio
Primeira dose será aplicada neste grupo na terça-feira, 30 de março, nos pavilhões da Fenac, em sistema de drive-thru, das 9h às 16h
Publicado em 25/03/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:51
teste
Crédito
Arte/PMNH

A próxima semana será marcada, mais uma vez, pela mobilização para dar sequência à imunização contra a covid-19. Na terça-feira, 30 de março, será a vez de idosos com mais de 69 anos receberem a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Também em formato de drive-thru, será das 9h às 16h, nos pavilhões da Fenac, com entrada pelo acesso principal, pela Avenida Nações Unidas.

Mas as ações para vacinação dos grupos prioritários também seguem amanhã, sexta-feira, dia 26, quando, da mesma forma haverá drive-thru para a vacinação para idosos acima de 71 anos, e no sábado, dia 27, para quem tem mais de 70.

Importante não esquecer da documentação necessária a ser apresentada para garantir a aplicação da vacina: documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência em nome de quem será vacinado ou declaração em cartório do proprietário atestando que o idoso a ser vacinado reside no local.



Agendamentos para acamados com mais de 18 anos e idosos acima de 74 anos

Para os idosos com mais de 74 anos que não puderam comparecer ao drive-thru, bem como os profissionais de saúde que se encaixam nos grupos que já podem ser vacinados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a possibilidade de agendamento, que deve ser feito junto às unidades de saúde, presencialmente ou por telefone.

E, a partir de hoje, terça-feira, é possível fazer também agendamento para acamados com deficiências mentais ou físicas com idade acima de 18 anos, além dos acamados com mais de 60, conforme já divulgado. Nestes casos, especificamente de acamados, o agendamento pode ser feito em qualquer unidade de saúde. Para os demais grupos, tanto a primeira quanto a segunda dose podem ser agendadas nos seguintes locais:

UBS Canudos

Endereço: Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451 - Bairro Canudos

Telefone: (51) 3524-2279

Horário: segunda a sábado, das 7h às 20h

UBS Santo Afonso

Endereço: Rua Assunción, 85 - Bairro Santo Afonso

Telefone: (51) 3587-3566

Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 22h

UBS Primavera

Endereço: Rua Boa Saúde, 618 - Bairro Primavera

Telefone: (51) 3556-3136

Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 17h

USF Lomba Grande

Unidade de Saúde da Família Lomba Grande

Endereço: Rua Victor Thiesen, 125 - Esquina com Odete Correia Schuck - Bairro Lomba Grande

Telefone: (51) 3596-1543

Horário: segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h

Casa de Vacinas

Endereço: Av. Coronel Frederico Linck, 900 - Bairro Rio Branco

Telefone: (51) 3595-1919

Horário: segunda a sexta-feira das 08h às 17h

Com prescrição médica

- Para pacientes oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos: embora estas populações não façam parte do grupo avaliado nas pesquisas clínicas dos imunizantes, a vacinação deverá ocorrer sob prescrição médica;

- Pacientes com doenças reumáticas devem ser vacinados estando com a doença controlada ou em remissão e a decisão sobre a vacinação deve ser também individualizada.

Profissionais da saúde que podem receber a imunização contra o coronavírus:

- Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos e psicólogos.

- Biólogos, assistentes sociais, educadores físicos, médicos veterinários, auxiliares em saúde bucal, técnicos em saúde bucal, auxiliares em prótese dentária, técnicos em prótese dentária e técnicos em nutrição e dietética.

- Quiropraxistas, técnicos em Farmácia e Radiologia, auxiliares e coletadores de laboratório clínico.