Cinemóvel começa a circular pela cidade levando curtas e longas-metragens aos bairros

Cinema gratuito e aberto à comunidade está sendo oportunizado para os hamburguenses. A partir de recursos da Lei Paulo Gustavo, o Teatro Luz e Cena está executando o projeto cultural que leva curtas e longas-metragens para áreas descentralizadas, como nos bairros Lomba Grande e Operário.
Na última terça-feira, dia 8, a primeira sessão aconteceu no bairro Roselândia. Na EMEB Maria Quitéria, o Cinemóvel foi instalado para a exibição do filme “Elementos”. Lurdenei, 48, que estava na primeira sessão disse que o momento foi “único”. “Nos proporcionaram um momento de cinema com as nossas filhas”, conta. Para ela, foi um encontro “prazeroso” e “muito gratificante” pelas companhias e pela oportunidade de estar “tomando um chima, comendo uma pipoca e assistindo ao filme”, avalia.
A programação para os meses de outubro e novembro já está fechada e contemplará outros bairros. Nesta semana, ainda ocorre um encontro: hoje, às 19h30, na EMEB Cecília Meireles. “Essas atividades são extremamente importantes para um dos objetivos do Novo Hamburgo Polo Audiovisual: formar público”, comenta o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso. “Mas não só isso, o Cinemóvel é fundamental para democratizar o acesso à cultura, porque ele rompe barreiras, como a da distância e do custo”, complementa.
Para as sessões, o público só precisa levar uma coisa: a vontade de assistir às produções. E, se desejar, a pipoca! Não é necessário levar cadeiras.
Lei Paulo Gustavo
Este projeto é apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022). O edital foi aberto para ampla concorrência e o Teatro Luz e Cena foi contemplado na Categoria I - Apoio a Cinema Itinerante, que prevê a operacionalização do Cinemóvel, contemplando, no mínimo, 36 exibições, pelo período mínimo de 12 meses, abrangendo os diferentes bairros/territórios do município.
Confira o cronograma
-
10/10, às 19h30, na EMEB Cecília Meireles (Operário): filme “Elementos”
-
18/10, às 19h30, na EMEF Anita Garibaldi (Canudos): filme “Elementos”
-
07/11, às 19h30, na EMEF João Brizola (Canudos): Mostra de Curtas
-
08/11, às 19h30, na EMEF Harry Roth (Santo Afonso): filme “Elementos”
-
20/11, às 19h30, na EMEF Eugênio Nelson Ritzel (Kephas): estreia de “Kephas é Pedra”