Comitê do Balada Segura realiza blitz para conscientizar motoristas

Publicada em 17/12/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Comitê do Balada Segura realizou blitz para conscientizar motoristas na Avenida Pedro Adams Filho - Foto: Paulo Barcelos
O feriadão de fim de ano está chegando. Pensando nisso, foi realizada, no dia 17 de dezembro, uma blitz educativa no Centro de Novo Hamburgo. O objetivo é conscientizar os motoristas e pedestres para a construção de um trânsito mais seguro. A ação também alertou os condutores sobre os cuidados na hora de sair de viagem, ou quando for pegar o carro após as festas, além de evitar a embriaguez ao volante. A ação é promovida pelo Comitê do Balada Segura junto da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), por meio da Guarda Municipal. Entre 9h e 10h25, cerca de 400 carros foram abordados na Avenida Pedro Adams Filho, em frente a Praça do Imigrante.

A iniciativa busca estimular a educação e o respeito no trânsito. Durante a ação, os integrantes do comitê fizeram as abordagens e entregaram material informativo com dicas de direção segura, reforçando o uso do cinto e o transporte de crianças em cadeirinhas. A intervenção também contou com a participação de agentes da Guarda Municipal. Conforme a inspetora-chefe do Cartório de Trânsito da Guarda Municipal, Luiza Schmidt, a blitz faz parte de um processo de conscientização. “Caso o condutor consuma álcool, o mais prudente é pegar uma carona ou chamar um táxi. Isso ajuda a diminuir os riscos de acidentes”, enfatizou.

O Balada Segura é um convênio entre a Prefeitura e Detran/RS, com a parceria da Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil, e de representantes da comunidade. Desde o mês de abril, o projeto vem realizando blitze semanais em diversos pontos da cidade. As abordagens têm como foco principal a redução do número de acidentes de trânsito. “O comitê tem a finalidade de desenvolver ações educativas e fiscalizatórias, visando prevenir os principais fatores de risco no trânsito, especialmente o consumo de álcool”, explica o titular da SESMUR, Egon Kirchheim.