Computadores portáteis para estudantes

Publicada em 10/08/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Todos os estudantes da EMEF Getúlio Vargas acompanharam a cerimônia de entrega dos computadores. - Foto: Renata Arteiro
A partir da tarde de quarta-feira, 10 de agosto, 311 alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, no bairro Rincão, em Novo Hamburgo, terão algo além dos cadernos e livros para auxiliar no seu aprendizado. Isso porque a Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e Desporto (SMED) e Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), fez a entrega de 311 laptops do MundiNHo, nome dado ao programa Um Computador por Aluno (UCA) do governo federal, na cidade. O prefeito Tarcísio Zimmermann, junto dos secretários de Educação e Desporto, Alberto Carabajal e Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, Márcia Schüler, entregaram os equipamentos. O evento também marcou o início das atividades do site do programa: www.mundinho.novohamburgo.rs.gov.br.

Durante a solenidade, Tarcísio chamou a atenção para o nome dado para o projeto em Novo Hamburgo. “Aqui na nossa cidade, o projeto chama-se MundiNHo, e eu logo entendi o porquê. Porque a partir de agora, o mundo vai se tornar cada vez menor para cada um de vocês”, ressaltou. O secretário da SMED destacou a importância no trabalho pedagógico da escola em relação a iniciativa. “Este é o caminho certo, e isso vai auxiliar muito na busca pelo conhecimento e no desenvolvimento de um belo trabalho pedagógico aqui”, disse Carabajal.

Esta é a segunda escola que está recebendo o programa no Município. A primeira entrega foi para a EMEF Marcos Moog, no mês de julho. A secretária da SETID falou sobre a diferença que a tecnologia pode fazer no aprendizado. “Ter acesso a um computador, com internet, através de uma infraestrutura montada na escola, associa a educação com a diversão ainda mais”. Márcia também relatou aos presentes uma mensagem enviada pelo idealizador do programa, na época assessor especial do Gabinete da Presidência da República, José Luis Maio de Aquino. “O Aquino mandou os parabéns ao prefeito pela sua visão de que a mudança no País será feita através da educação”.

Capacitação para professores

Os educadores foram preparados para receber o projeto. Para isso, eles participaram de um curso de formação desenvolvido pelo pela equipe do Núcleo de Tecnologia da UFRGS e pelo Centro de Preparação e Iniciação à Ciência da Informática de Novo Hamburgo (CEPIC/NTE). Durante o curso, que tem duração de 200 horas, eles aprenderam sobre questões técnicas e pedagógicas para o uso das máquinas. A diretora da escola, Adriana Gonçalves, classificou a entrega como um presente para a instituição, que este ano completou 50 anos de existência. “Este ano fizemos 50 anos e o que estamos recebendo hoje representa o reconhecimento que estamos tendo da comunidade e, é também um maravilhoso presente para cada um de nós”, citou.

No total, foram investidos pela Prefeitura, cerca de R$ 50 mil em infraestrutura para que as escolas pudessem receber os laptops. Com esse recurso, somente na EMEF Pres. Getúlio Vargas foram realizadas uma série de melhorias na estrutura da escola. As salas de aula têm tomadas suficientes para que os computadores sejam recarregados e a instituição conta com um servidor e acesso à internet sem fio em todas as dependências como biblioteca, pátio e salas de aula.

Alunos aprovaram o projeto

Com o laptop em mãos, o pequeno Délcio de Almeida, de 6 anos, sorriu e contou o que pretende fazer com a nova máquina. “Eu não tenho computador em casa, quero muito mexer, aprender e jogar joguinhos”, contou. Todos os alunos que receberam os equipamentos poderão levá-los para casa após os responsáveis assinarem um termo de compromisso. A aluna Tamires de Fraga, de 7 anos, só pensa em ir para casa e usar a novidade para melhorar seu desempenho nas aulas. “Quero muito acessar a internet, pesquisar coisas novas e levar para casa para ajudar nos estudos”. Estudantes da escola fizeram apresentações de dança e coral para comemorar os presentes.

Sobre o programa

O programa UCA tem como objetivo ser um projeto educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. Em 2010, cerca de 300 escolas públicas de todo o País foram selecionadas para compor a iniciativa, na qual são disponibilizados laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. Em Novo Hamburgo, o projeto vai beneficiar 471 alunos e 40 educadores. As duas instituições foram escolhidas de acordo com critérios de número de estudantes e localização geográfica.