Comunidade participa da primeira audiência pública para pensar a mobilidade urbana

Comunidade participa da primeira audiência pública para pensar a mobilidade urbana

Publicado em 14/09/2018 - Editado em 14/09/2018
Secretária Roberta abriu a audiência pública
Crédito
Rodrigo Ramazzini

Transformar ruas paralelas em mão única, tirar caminhões do Centro de Novo Hamburgo e compartilhar ciclovias com pedestres a partir de um trabalho de conscientização foram algumas das sugestões apresentadas pela comunidade na audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana realizada na noite de quinta-feira, 13, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Os participantes também puderam conhecer as diretrizes do plano que pensa Novo Hamburgo para os próximos 20 anos. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Roberta Gomes de Oliveira fez a abertura do evento e a apresentação do Plano foi conduzida pelos técnicos da empresa Idom.

Os representantes da Idom Planmob mostraram os primeiros resultados da coleta de dados que tem sido feita na cidade para entender como a população se desloca. Os levantamentos, que começaram no final do mês de julho, analisaram rotatividade nos estacionamentos, fluxo de pedestres e ciclistas, trem, ônibus, tempo de semáforo e observação de entrada e saída de veículos de Novo Hamburgo. Essa coleta foi efetuada por contagem automática, por meio de sistema de vídeo e aplicação de questionários presenciais e por telefone, que somaram mais de 500 questionários.

Segundo a secretária da Seduh, é fundamental a participação da comunidade. “O planejamento da mobilidade deve ter a participação de toda a população, por isso, abrimos este espaço. Nós também estamos realizando este plano por uma exigência da Lei Federal 12.587 do ano 2012. O objetivo dessa audiência é apresentar para a comunidade o que está sendo feito, quais são os objetivos do PlanMob e ouvir a comunidade”, disse Roberta.

A comunidade presente participou com questionamentos e também com sugestões por escrito. A secretária  garantiu que todas as  contribuições registradas nos formulários serão analisadas e respondidas pela equipe do PlanMob.

O Plano de Mobilidade integra Plano Cidades e o consórcio Idom Planmob foi contratado dentro do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) de Novo Hamburgo. Entre os objetivos do Plano, estão: tornar a mobilidade melhor e mais sustentável, de forma que as gerações futuras não sejam prejudicadas e trazer qualidade de vida para a população.

Conforme o cronograma apresentado, em dezembro será realizada nova audiência para apresentar o diagnóstico e as propostas para a mobilidade de Novo Hamburgo. Vale ressaltar, que os hamburguenses podem enviar suas dúvidas ou sugestões pelo e-mail contato@pdminovohamburgo.com.br deixando nome, telefone e bairro onde mora.