Comusa lança nova etapa de substituição de redes

“Este trabalho, além de qualificar o sistema de abastecimento de água na nossa cidade, melhora a infraestrutura urbana, porque acaba com os buracos nas ruas por causa dos vazamentos”, explica Tarcísio. A nova rede em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com vida útil superior a 50 anos, está sendo instalada no passeio público, e não mais no meio da rua como era. O objetivo é facilitar futuras intervenções, evitando bloqueios e transtornos no trânsito. “Outra vantagem é que a nova rede na calçada está sendo toda mapeada, para facilitar a localização em caso de conserto”, destaca Dietrich, lembrando que em caso de intervenção na calçada pelo morador, é preciso cuidado para não romper a rede de água.
“Esta obra inclusive foi uma reivindicação da associação aqui do nosso bairro”, contou a aposentada Diomira Celistre, que mora há 63 anos no local. As regiões priorizadas pelo Programa têm alta concentração de tubulações velhas, o que acaba causando muitos rompimentos na rede, interrupções no sistema de abastecimento, desperdício de água tratada e elevado custo de manutenção.
O Programa de Substituição de Redes da Comusa que iniciou em 2009 já colocou 118 quilômetros de redes novas em 23 regiões de Novo Hamburgo. O investimento na área, todo oriundo de recursos próprios, chega a R$ 14 milhões. Nos locais onde as obras foram concluídas, a população não enfrenta mais a falta de água e os buracos nas ruas, além de zerar o custo da Comusa com a manutenção.
Abrangência: Rua Aparados da Serra, Rua Araponga, Rua Encruzilhada do Sul, Rua Marata, Rua Vereador Weno Kneip, Rua Jaguarão, Rua São Jerônimo, Rua São Fidélis, Rua Imbé, Rua São Francisco Manuel da Silva, Rua Parati, Rua Carioca, Rua Araruama, Rua Visconde de Herval, Rua Campos Salles, Rua Feitoria Velha, Rua Alfredo Schneider, Rua Arapeí, Rua Gomes Portinho, Rua Orestes Travi, Rua Júlio Luiz Steigleder e Rua Carijós.