Concluído recapeamento e revitaliza sinalização de trânsito

Publicada em 03/10/2014 - Atualizada em 17/10/2024
A região já recebeu placas indicando os rumos que os condutores poderão seguir sem a necessidade de acessar a Rua Cinco de Abril. - Foto: Paulo Barcelos
Após concluir o recapeamento de ruas e avenidas de Novo Hamburgo, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), e de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), está revitalizando as sinalizações de trânsito. O objetivo é garantir que os motoristas e pedestres circulem pelas vias com mais segurança. Foram reforçadas as pinturas de faixas de pedestres, linhas de estímulo a redução de velocidade, pinturas de eixo, instalação e pintura de lombadas e implantação de tachões. Um trecho da Avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, no bairro Ideal, e a Rua Joaquim Pedro Soares, no bairro Guarani, foram contempladas com recapeamento e nova sinalização de trânsito.

Para facilitar o fluxo de veículos e coletivos que precisam realizar conversões no cruzamento da Avenida Primeiro de Março com a Rua Flores da Cunha e Rua Caramuru, foi instalado um conjunto de semáforos no local. A sinaleira está operando com três tempos, sendo dois contemplando os condutores que estão na Avenida Primeiro de Março (um para o sentido bairro/Centro e outro para o sentido Centro/bairro), e um terceiro para quem estiver se deslocando pelas Ruas Flores da Cunha e Caramuru.

Novo semáforo para pedestres

No domingo dia 5 de outubro, a partir das 10 horas, passará a funcionar um semáforo para pedestres na Rua Cinco de Abril, esquina com a Avenida Nações Unidas, no bairro Rio Branco. Conforme a Diretora de Trânsito, Regina Soares, o dispositivo vai beneficiar as pessoas que diariamente circulam pelo local para chegar a Estação Novo Hamburgo da Trensurb e ao shopping. “A instalação da sinaleira vai proporcionar mais tranquilidade e segurança aos pedestres durante as travessias”, considera.

Além disso, a partir de domingo, os condutores que estiverem circulando pela Avenida Nações Unidas, em ambos os sentidos, não poderão mais realizar conversões à esquerda no cruzamento com a Rua Cinco de Abril. A região já recebeu placas indicando os rumos que os condutores poderão seguir sem a necessidade de acessar a Rua Cinco de Abril. Os motoristas terão como alternativa utilizar a Rua Marcílio Dias ou seguir pela Avenida Nações Unidas até o retorno próximo ao Colégio Pio XII, para realizar os retornos e se deslocar até a Rua Cinco de Abril.