Conferência discutiu os rumos da educação

Publicada em 01/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
A primeira noite do evento lotou o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno - Foto: Paulo Barcelos
Com o objetivo de projetar de forma coletiva o desenvolvimento da Educação em Novo Hamburgo e contribuir para o planejamento do Rio Grande do Sul e também do Brasil, aconteceu nos dias 28 e 29 de junho a etapa municipal da 2ª Conferência Municipal de Educação (CONAE). Estiveram reunidos pais, professores, estudantes e demais interessados no tema para debater sobre os avanços na área da educação. Mais de 550 pessoas participaram do evento.

O prefeito Luis Lauermann destacou os avanços que estão sendo realizados no Município na área da educação. “Trabalhamos no sentido de oferecer melhores condições de aprendizado e de ensino, por isso estamos ampliando e construindo novas escolas”, ressaltou. Conforme o secretário de Educação, Alberto Carabajal, a conferência também serve para apontar o melhor caminho para o desenvolvimento da área, com propostas oriundas dos alunos, educadores e da própria sociedade. “A conferência permite o debate e a busca por melhorias para a educação”, reforçou. Para a professora Deise Silva, o espaço para o diálogo foi proveitoso. “Essas conversas são importantes para a ampliação do ensino e da capacitação dos educadores”, citou.

A primeira noite do evento foi destinada à leitura e aprovação do regimento do evento. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Juca Gil palestrou no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, abordando o tema “Desafios do Plano Nacional de Educação: gestão democrática e financiamento digno”. O dia 29 foi reservado às plenárias temáticas, onde houve espaço para a discussão dos eixos que compõem a CONAE e votação das propostas que serão incluídas no documento oficial que será enviado por Novo Hamburgo para as próximas etapas da conferência. Na oportunidade, também foram eleitos os delegados que representarão o Município.