Convênio garante ampliação do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo

Publicado em 15/03/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:38
Seis pessoas sentadas ao redor de uma mesa
Assinatura do convênio ocorreu na manhã desta sexta-feira no Centro Administrativo Leopoldo Petry
Crédito
Pedro H. Tesch/SECULT

Lançado em agosto de 2018, o projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo chegará, em breve, a todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Na manhã desta sexta-feira, 15 de março, foi assinado, no gabinete da prefeita Fátima Daudt, o convênio que garante a ampliação da iniciativa que já acontece em quatro polos. A parceria foi firmada entre a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir das secretarias de Educação (SMED), e de Cultura (SECULT), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), por meio da Fundação Ennio de Jesus Pinheiro Amaral. “Esta é a realização do sonho de muitas pessoas. As nossas orquestras têm potencial para transformar a cidade, que já está mais musical”, destacou a chefe do executivo hamburguense.

Serão criados 54 núcleos com a participação de 1.350 alunos da rede pública de ensino de Novo Hamburgo. Além das 52 escolas municipais, também serão implementadas orquestras no Colégio Estadual 25 de Julho e no campus hamburguense do IFSul. O projeto de musicalização oferecerá novas vivências a crianças e jovens, promovendo a inclusão social, o protagonismo artístico e a formação de novas plateias. “É pelos alunos que desenvolvemos o projeto e firmamos parcerias que viabilizam que mais jovens tenham a oportunidade de participar destas ações que já estão transformando o cotidiano das escolas”, afirmou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Projeto piloto

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Eugênio Nelson Ritzel, Arnaldo Grin, Bento Gonçalves e Martha Wartenberg participam da etapa piloto do projeto e já implementaram suas orquestras. Cada grupo é formado por 25 integrantes distribuídos entre violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Os alunos têm aulas teóricas, percepção musical e prática de conjunto. Para apresentar aquilo que estão estudando, alunos de cada uma das escolas participaram da solenidade de assinatura do convênio relatando o que já aprenderam. “Queremos que a comunidade perceba que este é um projeto que pertence à cidade e que transformará nosso futuro”, concluiu o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso.

A verba conquistada junto ao Ministério da Educação (MEC), para a realização do projeto é de R$ 3,930 milhões. A partir da assinatura do convênio, a execução das ações estará a cargo da FAIFSul com acompanhamento do IFSul e da Prefeitura. “As orquestras vão contribuir para a construção de uma cultura de paz e impulsionarão os jovens a buscarem seus objetivos”, lembrou o reitor do IFSul, Flávio Barbosa. A previsão é de que as orquestras sejam implementadas ainda no primeiro semestre deste ano.

Galeria da notícia

Secretário Ralfe em pé falando Secretaria Maristela em pé falando com pessoas sentadas ao seu redor Menina tocando violino