Curso oferece capacitação em Costura de Embalagens

No curso, os alunos aprendem desde processos criativos e conhecimento de matéria-prima até a operação de máquinas industriais. A atividade é ministrada pelo instrutor do Instituto Villaget, Tiago Leivas, que é técnico em calçado e especialista em confecções de acessórios e vestuário. Segundo Tiago, além do conhecimento técnico, os alunos aprendem a desenvolver o espírito empreendedor. “A chave para uma sociedade sustentável está em oferecer oportunidade de geração de renda”, destaca. Entre os produtos desenvolvidos, estão as sacolas ecológicas. Com a diminuição e até a proibição do uso das sacolinhas plásticas, as também chamadas ecobags se tornaram uma alternativa para os consumidores e uma fonte de renda para quem as produz.
A dona de casa Noeli Conceição Homem, 33 anos, disse que já tem trabalho garantido no final do curso. “Faço ponto celeiro para um atelier. Já me prometeram um trabalho na costura assim que eu terminar o curso”, comenta. Atualmente trabalhando numa fabrica de calçados, Julia Maria da Silva, 46 anos, também vê oportunidade de trocar de profissão. “Por meio do curso, quero ser costureira profissional”, planeja.
Curso voltado a design de calçados é oferecido à noite
Com a mesma parceria, ocorre no turno da noite o curso de Auxiliar Técnico em Designer de Calçados. A atividade é voltada para a criação e desenvolvimento de calçados e acessórios. Conforme o diretor da Unidade de Programas de Prevenção à Violência da Prefeitura, Mauro José da Silva, os dois cursos visam propiciar qualificação profissional aos participantes. “Projetos como este oferecem a população uma forma de superar a exclusão social, pois a partir destes cursos muitos vão produzir e comercializar seus produtos, gerando renda para si”, completou Mauro. Maiores informações pelo telefone, 156, ramal 9267.