Desfile Olhares Reciclados chama a atenção para o protagonismo dos catadores na sociedade

Desfile Olhares Reciclados chama a atenção para o protagonismo dos catadores na sociedade

Linha de apoio
Evento realizado sábado (30) no Calçadão Osvaldo Cruz, no Centro, foi organizado pelo Programa Catavida, com apoio de voluntários junto à comunidade e a presença de autoridades
Publicado em 02/12/2019 - Editado em 03/12/2019
Vestidos de noiva e daminha também ganharam a passarela ao ar livre
Crédito
Karina Moraes

Desenvolvimento ambiental lado a lado com desenvolvimento social. Com essa visão, o Programa Catavida promoveu uma ação diferenciada junto à comunidade hamburguense na manhã de sábado, 30, para valorizar o trabalho e dar protagonismo aos catadores do Município, que são profissionais vinculados às cooperativas de reciclagem Coolabore e Univale. O passeio público do Calçadão Osvaldo Cruz, no coração de Novo Hamburgo, foi o cenário escolhido para o desfile de moda “Olhares Reciclados”, com a proposta de gerar visibilidade a esses trabalhadores ao promover, ao mesmo tempo, cidadania e sustentabilidade.

De acordo com a idealizadora do evento e gerente do Programa Catavida, a pedagoga Andréia Falkoski, os looks que ganharam o tapete vermelho, estendido a partir do Espaço Cultural Albano Hartz, foram encontrados em esteiras de triagem ou estavam para ser descartados de maneira incorreta, se não fosse a intervenção dos catadores. Além deles e de suas famílias, que foram os principais modelos em cena, estiveram presentes voluntários tanto na passarela quanto nos bastidores.

Um objetivo paralelo da ação, não menos relevante, foi conscientizar a população sobre a importância de se estender ao máximo o ciclo de uso das roupas para não impactar o meio ambiente. A ideia é que cada um faça a sua parte, aprendendo a controlar o impulso das compras, não descartando roupas e calçados em lixeiras mas, em vez disso, que se providencie o conserto das peças ou se parta para a customização ou a doação.

Antes do desfile, o público pôde assistir à apresentação de Tania Franzen em dança cigana e do grupo da terceira idade Arco-Íris, formado por mulheres, com suas coreografias tradicionalistas. Estiveram presentes no evento o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Roberto Daniel Bota, representando a prefeita Fátima Daudt, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Udo Sarlet, além das chefes de gabinete das duas pastas, respectivamente, Renati Coutinho e Cristiane Hermann, e os diretores da SDS Marcelo Pech (Administração) e Márcia da Luz (Assistência Social).

“A primeira palavra que me vem à cabeça é gratidão”, ressalta a gerente Andréia após o encontro. “Faço um agradecimento aos catadores, em primeiro lugar, que são os multiplicadores de ideias sobre reciclagem, e a todos que embarcaram comigo na iniciativa do desfile Olhares Reciclados”, destacou. De acordo com ela, o entusiasmo do público que passava pelo Calçadão nos momentos do desfile e dos moradores nos prédios ao redor, assistindo às performances pelas janelas e sacadas, balizou o completo sucesso do evento social.

Galeria da notícia