Dia Metropolitano discute os desafios e o desenvolvimento das grandes áreas metropolitanas

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio do SEBRAE/RS e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), realizou na tarde da última quinta-feira, 18, um encontro de referência ao Dia Metropolitano 2018.
A cidade de Novo Hamburgo foi uma das escolhidas junto com Montevidéu, no Uruguay, Buenos Aires, na Argentina, Monterrey, no México, Montreal, no Canadá, entre outras, para sediar o Dia Metropolitano, com o objetivo de discutir os desafios, as preocupações e o desenvolvimento das grandes áreas metropolitanas. A atividade, realizada na ACI, contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, o gerente regional do SEBRAE/RS, Marco Aurélio Copetti, do diretor-geral da ACI, Marco Aurélio Kirsch e representantes das cidades de Campo Bom, Sapiranga entre outros participantes.
Em sua fala inicial, a titular da Pasta de Desenvolvimento Econômico, citou que no último relatório da Organização das Nações Unidas, mais de 50% da população mundial, mora em zonas urbanas, especialmente na América Latina, sendo este encontro de muita importância para discussões a respeito do assunto. “Queria agradecer a ACI que proporcionou este espaço para a reunião de trabalho, a parceria do Sebrae que está nos acompanhando no nosso planejamento estratégico municipal e regional, junto com a ACI, para termos esta oportunidade de discutirmos, a partir de um estímulo das organizações internacionais, como as Nações Unidas, neste dia de estimular discussões a respeito de regiões metropolitanas”, frisou.
Apoio as iniciativas para discutir e apontar soluções estratégicas para o desenvolvimento do município e da região, declarou Marco Kirsch da ACI, “Ficamos contentes em receber esta reunião e muito interessados em contribuir para esta construção coletiva em prol do desenvolvimento econômico da região”, frisou. Já Marco Copetti, do SEBRAE, destacou a importância destas ações. “A região metropolitana precisa de fóruns como este para debater estratégicas futuras para o desenvolvimento da região”, destacou.