DIEESE apresenta estudos sobre Novo Hamburgo

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), recebeu na quarta-feira, dia 21 de dezembro, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que apresentou um estudo sobre as políticas de emprego, trabalho e renda de Novo Hamburgo.
O evento contou com a participação de diversas entidades e ainda com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann e do secretário da SEDETUR, Carlos Finck. O diretor do Trabalho da SEDETUR, Paulo Haubert, foi o mediador da atividade, e falou sobre a importância dos resultados apresentados. “A DIEESE foi contratada por ser considerada uma das entidades mais conceituadas para fazer este diagnóstico sobre nosso Município. Através deste estudo, pretendemos fazer melhorias em mecanismos da cidade que podem melhorar cada vez mais”, afirmou Haubert, que acredita que a qualificação profissional tem se consolidado como um dos temas mais relevantes no debate acerca do mercado de trabalho brasileiro e de Novo Hamburgo.
Como supervisora técnica responsável pelo projeto da DIEESE, Samira Schatzmann, apresentou os métodos utilizados para o estudo e suas conclusões. “Este estudo é o primeiro passo sobre as estatísticas disponíveis. Para ele ser realizado, é feita uma grande análise educacional do Município”. Após um longo tempo estudando Novo Hamburgo, foi possível verificar um aumento de trabalhadores com Ensino Médio completo, o que implicou na redução do percentual de sub-escolarização entre 2004 e 2010. Entretanto, muitas famílias permanecem com um percentual elevado de sub-escolarização. A comparação feita no tempo de permanência no último emprego, mostrou que, em média, os trabalhadores acumulam experiência suficiente mesmo sem devido grau de escolaridade. De acordo com o DIEESE, deve haver interação dos agentes sociais para a identificação das necessidades futuras do Município.