Economia Solidária: ação promove emissão da carteira de artesão

Trabalhadoras manuais que integram a Economia Solidária de Novo Hamburgo participaram, na manhã desta quinta-feira (15), de uma ação especial para solicitação e renovação das carteiras de artesã. A atividade foi realizada no 2º andar da Estação Rodoviária Normélio Stabel, onde fica a sede da produção artesanal, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT) e a agência FGTAS/Sine do Município.
Mais de 20 artesãs foram beneficiadas na ação, que envolveu o preenchimento de cadastro, apresentação de documentos e análise técnica dos trabalhos. Com isso, elas puderam se inscrever gratuitamente tanto no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), quanto no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal.
“A carteira do artesão é uma conquista que valoriza o trabalho manual e fortalece o protagonismo das nossas empreendedoras da Economia Solidária”, destacou a diretora de Empreendedorismo da SMDEIT, Tamires Becker. De acordo com ela, a parceria com o Sine é fundamental para garantir que esse reconhecimento chegue a quem mais precisa. “Com isso, promovemos a inclusão produtiva e acesso a políticas públicas que ampliam as oportunidades do setor”, complementa.
A SMDEIT também atua para fortalecer a atuação dos artesãos hamburguenses por meio de parcerias com o setor privado, viabilizando a participação em feiras estaduais e nacionais.
“Essa parceria entre a FGTAS e a Prefeitura facilita ainda mais a vida das artesãs, incentivando a geração de renda própria e acolhendo pessoas que, muitas vezes, só precisam de um pouco mais da nossa atenção”, avaliou a coordenadora da agência municipal da FGTAS/Sine, Ingrid Pauly.
Além da inscrição, as participantes precisaram apresentar seus produtos artesanais, que passaram por avaliação técnica.
“A FGTAS tem o compromisso de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades, sem qualquer distinção. A Economia Solidária, como espaço de apoio às artesãs, especialmente as em situação de vulnerabilidade, fortalece esse esforço conjunto entre as instituições”, ressaltou o técnico em Educação da FGTAS, João Castilhos, responsável pela avaliação dos trabalhos.
A carteira do artesão oferece uma série de benefícios, como acesso às feiras de artesanato estaduais, nacionais e internacionais promovidas pelo Poder Público; participação em cursos, oficinas e capacitações; possibilidade de acesso a linhas de crédito específicas; inclusão em políticas públicas de fomento ao setor; e facilidade na emissão de nota fiscal.
A solicitação da carteira pode ser feita a qualquer momento na sede da FGTAS/Sine de Novo Hamburgo, localizada na Rua Tamandaré, 221, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (51) 98462-1017.
