Economia Solidária terá oficinas de capacitação e escolha do conselho

Publicada em 20/04/2012 - Atualizada em 17/10/2024
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), realizará oficinas de capacitação para artesãos e a eleição do Conselho Municipal de Economia Solidária. As oficinas ocorrerão no auditório do Espaço Cultural Albano Hartz (Rua Oswaldo Cruz, 112, Centro), das 8 às 17h30. A primeira turma ocorre na segunda-feira, dia 23 de abril. Na terça-feira, dia 24, será realizada a eleição do conselho municipal, no Centro Municipal de Cultura, sala 31, no 3º andar (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro).

Capacitação

As oficinas de capacitação para artesãos fazem parte do Projeto de Capacitação e Geração de Trabalho e Renda da Prefeitura, juntamente com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Serão duas oficinas, uma sobre “Artesanato”, pela manhã, e a outra sobre “Estratégias de Comercialização”, à tarde. Como há muitos inscritos, serão duas turmas, uma fará as oficinas no dia 23 e a outra no dia 27 de abril. Artesãos de todas as entidades municipais de artesanato participarão. São elas: Brique da Praça 20, Economia Solidária, Praça do Imigrante, Hamburgo Velho, Casa do Artesão e Associação dos Artesãos e Artes de Novo Hamburgo (Asaartes). Segundo a gerente de Economia Solidária da SEDETUR, Isabel Lima, essa é uma oportunidade de integração. “A proposta é trazer qualificação para os artesãos e proporcionar a integração entre as entidades de Novo Hamburgo”, afirmou.

Conselho de Economia Solidária

Uma votação aberta ao público elegerá os membros do Conselho Municipal de Economia Solidária, que será composto por representantes de Empreendimentos da Economia Solidária, do Poder Público e de Entidades de Apoio e Fomento da Economia Solidária no Município, conforme a Lei municipal nº 2.246/2010. A nomeação ocorrerá no dia 22 de maio. Segundo o Diretor de Economia Solidária e Apoio a Microempresas, Ênio Brizola, o conselho terá um papel importante. “Será um importante espaço de articulação, discussão e criação de políticas públicas. Eles acompanharão as ações e processos da economia solidária”, concluiu.