Educação ambiental em Novo Hamburgo: projeto premiado é destaque em encontro estadual

Publicado em 26/04/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:49
teste
Adriana Rovêda (E) representou a Secretaria de Educação no evento
Crédito
Arte/PMNH

As ações de Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas municipais de Novo Hamburgo foram destaque no “Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas RS”, iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil, coordenada e organizada pelo Coletivo Lixo Zero do Estado do Rio Grande do Sul. Entre os dias 19 e 23 de abril foram realizadas palestras onlines e gratuitas com especialistas de 13 municípios gaúchos. A Secretaria de Educação (SMED) hamburguense foi representada pela professora e integrante do Núcleo de Formação Continuada, Adriana Roveda, que também coordena o Grupo Coletivo Educador Ambiental. Mais informações sobre o evento em www.coletivolixozerors.com. “É importante compartilhar boas práticas para que elas se repliquem nas comunidades. Repensar nossas ações mudando atitudes faz com que possamos ter um ambiente melhor. Pensar globalmente e agir localmente é uma ação indispensável para o momento atual. Juntos podemos mais”, destaca a professora que também é mestranda em Qualidade Ambiental.

Durante o debate sobre Educação Ambiental e Escolas Lixo Zero, realizado na noite de quarta-feira, 21 de abril, Adriana falou sobre a trajetória exitosa do Programa Escola Sustentável, iniciativa criada pela SMED e que reorganizou os Indicadores de Sustentabilidade em seis metas a serem atingidas com instrumentos construídos coletivamente. A partir de formações e parcerias, o objetivo é potencializar, reconhecer e dar visibilidade às ações que as escolas desenvolvem com foco na sustentabilidade. Como forma de destacar suas conquistas, cada escola municipal recebeu uma placa que, conforme atinge as metas, é completada com adesivos.

Em 2018, o PES rendeu a Novo Hamburgo o Troféu Prêmio Gestor Público, conferido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS (Afisvec).

Metas do Programa Escola Sustentável (PES)

Meta 1 - Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Meta 2 - Valorização dos Recursos Hídricos

Meta 3 - Formação Continuada e COMVIDA

Meta 4 - Pátios Verdes

Meta 5 - Consumo Responsável

Meta 6 - Alimentação e Saúde

Coletivo Lixo Zero RS

O Coletivo Lixo Zero RS busca incentivar a atuação de novos embaixadores e voluntários nas cidades em prol do movimento lixo zero no Estado. Atualmente, são 13 cidades voluntárias junto ao coletivo lixo zero RS: Canoas, Caxias do Sul, Estrela, Horizontina, Imigrante, Lajeado, Muçum, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Santiago, Taquara e Westfália. O Encontro Lixo Zero de Melhores Práticas RS tem como objetivo reunir pessoas, empresas, ONGS e poder público para disseminar o conceito Lixo Zero e debater temáticas relativas à sustentabilidade, gestão de resíduos, consumo consciente, educação ambiental e preservação.