Educação amplia ações na busca ativa de estudantes

Linha de apoio
Programa #VemPraEscola foi apresentado aos conselheiros tutelares
Publicado em 21/07/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:54
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Conselheiros tutelares conheceram as propostas do #VemPraEscola
Crédito
Bruna Provenzano/PMNH

O trabalho de identificação e busca ativa de crianças e estudantes que estão fora das escolas terá mais um importante reforço em Novo Hamburgo. Na semana passada, os Conselheiros Tutelares do município conheceram o Programa Municipal de Ações Integradas #VemPraEscola NH. A iniciativa envolve as Secretarias de Educação (SMED), da Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS) no mapeamento de crianças, adolescentes e adultos que ainda não frequentam a escola ou que tenham abandonado os estudos. Para apresentar detalhes de como opera a iniciativa, a diretora de Educação, Raquel Exenberger Becker, e a coordenadora geral do programa, Helena Sardagna, receberam todos os conselheiros em reunião no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Também participaram do encontro assessores da SMED.

Além de conhecerem mais de perto o Programa Municipal de Ações Integradas (PROMAI) #VemPraEscola NH, a partir de ações articuladas com a Secretaria de Educação, o Conselho Tutelar fortalece o apoio à SMED e às escolas, visto que poderá ser acionado quando as escolas municipais esgotarem, sem sucesso, as tentativas de contato com as famílias nos casos de crianças e estudantes regularmente matriculados e que, optando pelo formato de ensino remoto, não estejam realizando as atividades propostas pelos professores. “Com o retorno às aulas no formato de ensino híbrido, as famílias puderam optar pela permanência do filho no ensino remoto, a partir da assinatura do Termo de Responsabilidade. Este documento enfatiza, também, o compromisso da família em garantir o pleno acesso às plataformas on-line ou retirada dos materiais impressos, de acordo com as combinações com a escola, assegurando o desenvolvimento das atividades propostas e o direito de aprendizagem das crianças e dos estudantes”, explica Raquel. Quando o compromisso não estiver sendo cumprido, apesar das tentativas realizadas pelas escolas, o Conselho Tutelar será acionado a partir da avaliação do setor Psicossocial da SMED. “Consideramos que a falta de engajamento dos estudantes com o ensino remoto pelo qual optaram, provoca perdas significativas na aprendizagem”, conclui a diretora de Educação hamburguense.