Empreendedores recebem serviços de formalização

Publicada em 25/05/2012 - Atualizada em 17/10/2024
SEDETUR e Sebrae foram até o bairro Boa Saúde, prestar serviços aos micro e pequenos empreendedores - Foto: Luísa Venter
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esteve nos bairros Canudos e Boa Saúde para informar e auxiliar os microempreendedores. A SEDETUR montou uma estrutura, juntamente com a Unidade Móvel do Sebrae, para tirar dúvidas sobre microcrédito e formalização dos empreendedores individuais. Foram 45 atendimentos e 12 registros no dia 24 de maio, no bairro Canudos, e 50 atendimentos e 5 registros no dia 25, no Boa Saúde.

Aristeu Moreira de Lima, de 36 anos, morador do bairro Canudos, trabalha na construção civil e aprovou o serviço. “Eu trabalho com construção há muitos anos, mas por falta de informação e recursos não formalizei. É um serviço muito bom que eles prestam, com informações de muita valia”, afirmou. Lima também se interessou pelo microcrédito. Tirou suas dúvidas, se informou sobre a documentação necessária e a análise do crédito foi encaminhada.

A técnica de atendimento do Sebrae, Carolina Rostirolla, ressaltou que a Unidade Móvel aproxima os serviços dos empreendedores. “Auxiliamos na formação dos Empreendedores Individuais e, além disso, na assessoria da gestão, nas áreas de marketing, finanças e plano de negócios”, explicou. Moradora do bairro Boa Saúde, Tatiana Robalski dos Reis, de 24 anos, quer abrir uma oficina mecânica com o marido e tirou suas dúvidas sobre a formalização. “Consegui tirar todas as minhas dúvidas. Acho muito importante isso que o Sebrae e a Prefeitura fazem, pois faz tempo que quero ir até eles para me informar e não conseguia”, disse.

O diretor de Economia Solidária e Apoio à Microempresas da SEDETUR, Ênio Brizola, ressaltou a importância desta parceria com o Sebrae. “É uma ótima oportunidade para os empreendedores que ainda não se formalizaram. Muitas vezes eles não têm tempo de ir até a Prefeitura e o Sebrae, vindo aqui, facilitamos esse encontro”, afirmou. Brizola aprovou os resultados da ação e pretende levar o serviço a outros bairros. “Esperamos trazer a Unidade Móvel do Sebrae para a cidade novamente na segunda quinzena de junho. Queremos chegar aos bairros Santo Afonso e Rondônia também”, concluiu.