Escolas recebem computadores portáteis para o Bolsa Família
Os computadores auxiliarão os educadores na utilização do Sistema Presença, que faz o acompanhamento da frequencia escolar de todos os estudantes contemplados pelo Bolsa Família. “Temos muitos alunos que são beneficiários do programa, e isto é devido ao trabalho cotidiano das escolas não apenas fornecendo dados, mas acompanhando a frequencia dos estudantes”, destacou o secretário de Educação, Alberto Carabajal. De acordo com a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Xavier Kunst, Lisiane Rosa de Souza, o equipamento dará mais mobilidade aos educadores na hora do preenchimento do sistema. “Não ficaremos mais restrito à secretaria e teremos um computador específico para este trabalho”, ressaltou.
Visitas aos alunos
O IGD-M é um índice que mede a qualidade da gestão municipal do Programa Bolsa Família e do CadÚnico e garante o repasse mensal de recursos financeiros aos municípios que apresentam bom desempenho. O destino da verba é definido pela Instância de Controle Social (ICS), formado por membros da sociedade civil e do governo local. O dinheiro é destinado a ações nas áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.
Além dos computadores entregues às escolas, a verba destinada pelo ICS para a Educação garantiu a locação de um veículo que será utilizado exclusivamente nas visitas às famílias dos alunos beneficiários do Bolsa Família com problemas de frequencia escolar. “Nosso principal objetivo é garantir a aprendizagem destes alunos evitando que eles faltem à aula. É um trabalho preventivo”, explicou Carla Watte, coordenadora da área Psicossocial da SMED.
Escolas contempladas
EMEF Eugênio Nelson Ritzel
EMEF Arnaldo Grin
EMEF Francisco Xavier Kunst
EMEF Boa Saúde
EMEF Harry Roth
EMEF Pres. Tancredo Neves
EMEF Martha Wartenberg