Estado lança segunda etapa do programa MEI Calamidade para empreendedores atingidos pelas enchentes

Linha de apoio
Microempreendedores individuais de Novo Hamburgo podem solicitar auxílio emergencial de R$ 3 mil, desde que se enquadrem nos critérios da nova fase do programa estadual
Publicado em 14/05/2025 - Editado em 14/05/2025 - 15:59
Estado lança segunda etapa do programa MEI Calamidade para empreendedores atingidos pelas enchentes
Microempreendedores individuais de Novo Hamburgo podem solicitar auxílio emergencial
Crédito
Divulgação/GovernoRS

O governo do Estado lançou a segunda etapa do programa MEI Calamidade, destinado a apoiar microempreendedores individuais (MEIs) que tiveram seus negócios impactados pela catástrofe climática do ano passado. Por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT) reforça a importância dos empreendedores locais verificarem se têm direito ao auxílio e realizarem o cadastro dentro do prazo estabelecido.

Nesta nova fase, o benefício é de até R$ 3 mil por CNPJ ativo, voltado a MEIs localizados em municípios em estado de calamidade pública — caso de Novo Hamburgo. A ajuda financeira é voltada àqueles que tiveram suas atividades prejudicadas pelas inundações e demais efeitos dos eventos climáticos registrados desde o final de abril de 2024.

Para solicitar o auxílio, além de preencherem os requisitos do programa , os interessados devem acessar o site oficial SOS Enchentes e preencher o formulário de solicitação. É necessário apresentar documentação básica, como comprovante de residência, foto da fachada do empreendimento e dados bancários. O período para envio das informações e análise dos pedidos já está em andamento.

A Diretoria de Empreendedorismo da SMDEIT informa que também está disponível para esclarecer dúvidas dos empreendedores. O atendimento pode ser feito presencialmente na Sala do Empreendedor ou por meio do Whatsapp (51) 3594-9940. Os atendimentos são realizados no térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry, Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos. 

Palavras-chave
MEI Calamidades Enchente