Estudantes apresentam pesquisas em busca de soluções

Publicada em 15/09/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Estimular o interesse dos estudantes pela investigação é um dos principais objetivos da Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (FEMICTEC). Realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Educação (SMED), a feira chega a sua 2ª edição em 2014 e prevê a exposição de mais de 120 trabalhos e pesquisas desenvolvidos nas Escolas Municipais, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. Neste ano, a FEMICTEC aocntecerá nos dias 17 e 18 de setembro no Centro de Eventos da Fenac (entrada pela Rua 3 de Outubro). A feira é aberta para a visitação da comunidade em geral. A abertura oficial está marcada para dia 17, às 14 horas.

Os trabalhos, que contemplam as mais diferentes áreas do conhecimento, foram desenvolvidos a partir de metodologia científica. Desde 2009, o tema é trabalhado pela SMED, inclusive com curso de formação para professores sobre Metodologia de Investigação Científica. O objetivo é que, a partir do conhecimenrto adquirido com as investigações, os estudantes e a comunidade busquem soluções para situações que precisem ser melhoradas no local onde vivem ou até na escola. “Queremos aguçar a curiosidade dos estudantes em busca de conhecimento e de soluções para problemas concretos. Com estas ações, buscamos que as escolas sejam lugares de inteligência coletiva nos bairros”, descreve o secretário de Educação, Alberto Carabajal.

Entre os mais de 100 trabalhos que serão apresentados, os 15 que receberam destaque participarão da edição deste ano da Mostratec Júnior, programada para o final de outubro. Uma comissão avaliadora formada por 60 profissionais da educação será responsável pela escolha de 14 destes trabalhos, enquanto o voto popular ajudará a definir qual será o outro selecionado. Outros cinco também participarão de uma feira no Colégio Pio XII. “Esta é uma forma de valorizar o trabalho que os estudantes, com a orientação dos professores, estão realizando nas nossas escolas municipais. É uma oportunidade para que todos conheçam estas produções e prestigiem estes alunos”, convida o prefeito Luis Lauermann. A II FEMICTEC tem o apoio da Fundação Liberato e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mostra Multicultural

Outra atração será a X Mostra Multicultural, que neste ano terá como tema os 32 países que participaram da Copa do Mundo de Futebol. Serão apresentados, nos mesmos horários e local da FEMICTEC, os trabalhos realizados coletivamente pelas 85 escolas da Rede Municipal de Ensino durante a Gincana Bola na Rede. As produções foram feitas com base em pesquisas sobre as características de cada uma das nações em aspectos como culinária, costumes, músicas e cultura.