Estudantes viajam ao Uruguai para apresentar trabalho

Publicada em 18/06/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Estudantes da EMEF Pres. Getúlio Vargas apresentaram as experiências realizadas em aula no Uruguai - Foto: Divulgação
As experiências realizadas pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Getúlio Vargas, de Novo Hamburgo, atravessaram a fronteira e foram apresentadas no Uruguai. Um grupo formado por alunos e educadores viajou ao país vizinho para mostrar as produções realizadas com os computadores disponibilizados pelo Programa MundiNHo, promovido pela Prefeitura, e que garante notebooks para todos os estudantes e professores do Ensino Fundamental. Na cidade, duas escolas participam do projeto piloto e a expectativa é ampliar a iniciativa para outras instituições.

No Uruguai, os oito estudantes hamburguenses participaram do Squeakfest, um encontro que aconteceu entre os dias 7 e 9 de junho e teve como destaque o Scratch, um software de programação para o desenvolvimento de jogos educativos. Lá, conheceram a escola 146, Juan Antonio Lavalleja, no distrito de Canelones e, com estudantes uruguaios, formaram grupos de trabalho para desenvolver novos jogos educativos com os computadores portáteis. Esta foi a segunda vez que estudantes da EMEF Pres. Getúlio Vargas representam o Município no evento.

Além do apoio prestado pelo Programa Municipal de Informática Educativa (Cepic), a Prefeitura providenciou diárias para os estudantes que acompanharam o grupo e parcerias que garantiram o transporte até o país vizinho. “É uma satisfação sermos representados novamente pelos nossos estudantes, que desenvolvem, com auxílio dos professores, trabalhos tão interessantes”, destacou o secretário de Educação, Alberto Carabajal.

O próximo passo do intercâmbio será receber os estudantes estrangeiros em Novo Hamburgo. “Esta experiência de troca entre os alunos só foi possível graças ao MundiNHo e à trajetória do programa na cidade. Estamos apenas aguardando questões burocráticas para ampliarmos a iniciativa”, destacou a secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital de Novo Hamburgo, Márcia Schüler.