Estudantes voltam às aulas na rede municipal

Publicada em 01/08/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Na EMEF Anita Garibaldi os estudantes foram recepcionados com um mural com fotos das principais atividades realizadas durante o primeiro semestre. - Foto: Bruna Provenzano
Depois do recesso de duas semanas, os 26 mil estudantes da rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo retomaram as atividades escolares na segunda-feira, dia 1º de agosto. Depois do período de descanso, brincadeiras e convívio com as famílias, os alunos foram recebidos nas 76 instituições de ensino do Município.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, que fica no bairro Canudos, o retorno dos alunos e professores foi comemorado. Logo no corredor de entrada um mural estampava fotos das principais atividades realizadas no primeiro semestre. Já os educadores receberam biscoitos com os dizeres de “Feliz Retorno”. Nas duas semanas de recesso, a escola também passou por pequenas reformas e melhorias além de uma higienização completa. “Este é um período importante para organizarmos estas questões”, explica a diretora da instituição, Raquel Becker.

O jovem Leonardo Fontoura Machado, 11 anos, estava ansioso para reencontrar os colegas e professores. Durantes as férias, ele aproveitou para brincar na rua com os amigos, dormir até mais tarde e jogar videogame, mas admite que esperava pela hora de retornar ao colégio. “Aqui na escola tem muito mais coisas para fazer e atividades diferentes”, disse.

Atividades pedagógicas no segundo semestre

Nas escolas municipais, as aulas seguem até o dia 16 de dezembro. No segundo semestre do ano, a comunidade escolar terá importantes atividades pedagógicas promovidas pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Até o final do ano, pais, professores, alunos e funcionários das escolas participarão de eventos como a 1ª Conferência Municipal de Educação, eleições diretas para diretores das instituições, Mostra Multicultural e Fórum de Educação. De acordo com o secretário da SMED, Alberto Carabajal, as ações promovidas por meio do Pacto pela Educação também serão intensificadas. “Este período de recesso foi importante para que todos pudessem descansar e voltar com energia para tantas questões importantes que definirão o destino da educação no Município”, explica.