Expositores ressaltam importância da inovação e da sustentabilidade

Publicada em 14/03/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Estande da Sazi, que investe em máquinas inteligentes, com gasto de energia reduzido - Foto: Fábio Winter/Lu Freitas/Divulgação Fenac
O segundo dia da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (FIMEC), evento que segue até sexta-feira, dia 15 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, foi de corredores muito movimentados, confirmando a expectativa dos expositores em realizarem bons negócios. E dentro desse cenário, se destacam investimentos cada vez maiores por parte das empresas objetivando inovação e sustentabilidade.

Com presença na FIMEC há mais de 20 anos, o Grupo Sazi, com sede na cidade de Farroupilha, tem na sua linha de máquinas inteligentes seu produto chave para esta edição da feira. Lançada ha oito anos, esta linha tem como seu principal objetivo a redução de energia e custos. Para Graziane Pessin, gerente comercial da empresa, ano após ano a Sazi vem evoluindo seus maquinários para poder competir com concorrentes de todo o mundo. “Cada vez mais as empresas querem diminuir seus gastos e precisam de soluções rápidas e inovadoras”, destaca.

A empresa teve no modelo 210S seu primeiro equipamento de máquinas inteligentes que reduzem o gasto de energia. Este ano está sendo lançado o modelo 218S, utilizada na colagem da sola. Em comparação ao modelo anterior, o 214S, a máquina gasta 32 litros de ar por operação. A anterior utilizava 180 litros. “Além da redução de energia, que pode ser de até 80%, esta linha de produtos é moderna, com um belo design e uma tecnologia muito atual. Isto ajuda também na renovação do parque industrial do cliente e permite a aquisição de compressores menores para a utilização dos equipamentos”, comenta a gerente do Grupo. “Estar na FIMEC representa bastante e é de suma importância. É uma vitrine para a empresa e serve para reforçar e consolidar o nome no mercado. No segmento de calçados é a única feira que participamos. Uma cadeia de pequenas coisas que fazemos vai trazer enorme resultados para os nossos clientes e um diferencial para diminuição de energia e custos”, complementa Graziane.

Já A PVC Sul Plásticos, com sede em São Leopoldo, participa da FIMEC há 12 anos e cada vez mais busca na sustentabilidade e no reciclo dos produtos seu carro chefe. A transformação do granulado em calçado evoluiu nas aplicações dos compostos de PVC. “Com esta tecnologia os calçados estão mais leves, coloridos e mais confortáveis”, comenta Ana Maria Nascimento, diretora executiva da PVC Sul. Além de melhor qualidade, esta tecnologia substitui o polipropileno e a madeira. “Além de reciclável, o material não agride a natureza”, esclarece Ana Maria.

Para não alterar a qualidade do produto final, a diretora acrescenta que apenas 20% de produtos recicláveis devem ser injetados nos produtos virgens. Com venda em todo o Brasil, a empresa busca na feira a divulgação dos seus produtos com suas parceiras e empresas injetoras. Para Ana Maria, a feira também serve para encontro com clientes, prospecção de produtos e demonstração das novidades.

A feira

Voltada para o setor coureiro-calçadista, a FIMEC reúne cerca de 1,2 mil marcas. O evento é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo, contando com a parceria das principais entidades do setor: Associação Brasileira de Estilo e Cultura Calçadista (ABECCA), Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro (ABQTIC), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (ABRAMEQ), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Universidade Feevale