Fim de semana de punhobol na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo

O Clube Duque de Caxias, de Curitiba, sagrou-se campeão nas categorias feminina e masculina do 23º Torneio Internacional Copa Victor Nicolau Körbes

Publicada em 19/03/2018 - Atualizada em 16/10/2024
O Clube Duque de Caxias, de Curitiba, sagrou-se campeão nas categorias masculina e feminina. A anfitriã Ginástica/Rissul ficou com o título de vice-campeã no masculino. E, no feminino, a Sogipa de Porto Alegre obteve a segunda colocação - Foto: Sociedade Ginástica NH

A tradição de Novo Hamburgo em ser pé quente no traçado histórico e internacional do esporte coletivo Faustball, em alemão, ou Fistball, em inglês, foi confirmada no último fim de semana na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (SGNH). Com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), o 23º Torneio Internacional de Punhobol – Copa Victor Nicolau Körbes teve importante representatividade de clubes vindos da Alemanha, Áustria, Suíça e Argentina, além das estrelas nacionais e da casa.

Nem a chuva torrencial que caiu no meio da tarde foi impeditivo para retirar a semifinal e a final do gramado no domingo, dia 18. Passado o contratempo, o desafio seguiu em ritmo acelerado como cabe a um esporte altamente competitivo. A prefeita Fátima Daudt, acompanhada por sua netinha, Ana Clara, e o primeiro-cavalheiro, Marcelo Nunes, esteve na Ginástica neste domingo para conferir o resultado do torneio e participar da entrega de premiações. “Considero um orgulho muito grande recepcionar tantas delegações do punhobol, uma modalidade que tão bem representa o esporte hamburguense, e a cidade está sempre aberta para receber a todos em novas oportunidades”, disse a prefeita em seu discurso. “Também dedico o meu carinho especial à senhora Clery, em memória a seu esposo, Victor Körbes, pelo seu exemplo de garra e dedicação ao clube ginasticano.”

Além da homenageada senhora Eny Clery Körbes, na companhia de seu filho, o presidente do Conselho Deliberativo da SGNH, Victor Hugo Körbes, o torneio contou com as presenças do presidente da SGNH, Fernando Martini, do vice-presidente do clube, Claudio Holz, do presidente da International Fistball Association (IFA), Karl Weiss, da diretora do Departamento de Punhobol da Ginástica, Deise Heck, do vice-presidente de Patrimônio da agremiação, Virgílio João Ruzzarin, e de Silvana Nerys, agraciada com flores e distinção pelos anos dedicados ao punhobol ginasticano ao lado do marido, Paulo Roberto Becker. O diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, um entusiasta das ações que levam o nome de Novo Hamburgo além-fronteiras, também prestigiou a grande final do torneio.

Sagrou-se duplamente campeão da disputa o Clube Duque de Caxias, de Curitiba, nas categorias feminina e masculina. A anfitriã Ginástica/Rissul ficou com o título de vice-campeã no masculino. E, no feminino, a Sogipa de Porto Alegre obteve a segunda colocação. A medalha de bronze para as mulheres coube ao Club Rosário, da cidade argentina de mesmo nome, e a terceira colocação aos homens ficou com a Condor, de São Bento do Sul, em Santa Catarina. O torneio realizado no campo da SGNH teve como preliminar as partidas de equipes sub-12. Ao final da competição, alinhados no pódio, os atletas destacados por suas atuações em cada posição formaram o reverenciado Star Team do Punhobol.

A competição faz parte do World Tour da IFA com vistas ao Mundial de Clubes na Alemanha. Conforme o secretário de Esporte e Lazer, Jorginho Schmidt, Novo Hamburgo tem forte carisma na modalidade, unindo famílias e gerações em torno desse esporte de alta movimentação em campo com grama. “O torneio de punhobol aqui na cidade é realmente especial e tem apelo de grand slam”, concluiu Jorginho.

Galeria da notícia