Fimec começa hoje na Fenac em Novo Hamburgo

Publicada em 20/03/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Fimec começa nesta terça-feira na Fenac em Novo Hamburgo - Foto: Divulgação

Começa nesta terça-feira (20), mais uma edição da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), no Parque da Fenac, em Novo Hamburgo. Focada em novidades e lançamentos, a visitação à segunda maior feira do mundo no setor coureiro-calçadista ocorre das 13 às 20h. A cerimônia de abertura acontece às 17h desta terça, no Auditório Oficial, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Serão mais de 600 expositores de 20 países, representando aproximadamente 1.200 marcas que estarão sendo visitadas por um público estimado entre 40 e 50 mil pessoas.

"A Fimec é um termômetro para o segmento, um marco para a temporada primavera-verão e um evento que ganha cada vez mais importância no cenário mundial, caminhando a passos largos para um crescimento ainda maior. Esta evolução passa pela antecipação da data, permitindo um prazo mais apropriado para o desenvolvimento das novas coleções. Isto certamente fará com que esta seja uma feira de muitos negócios", avalia o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.

Visando beneficiar a logística para os visitantes e expositores, em função de obras no município, próximo ao Parque de Exposição, a Fenac, num trabalho conjunto com o Consórcio Nova Via, Comusa e Departamento de Trânsito de Novo Hamburgo, terá três acessos ao local da feira. De acordo com o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam, estarão à disposição os acessos pelos portões localizados na Av. Nações Unidas e nas ruas 3 de Outubro e Araxá.

Fabrica Conceito

Uma das principais atrações da Fimec será o projeto Fábrica Conceito - realizado em conjunto pelo IBTeC, Fimec e Coelho Consultoria. Confirmando o foco socioambiental e de inovação tecnológica, foram priorizados fornecedores de materiais, máquinas e equipamentos com diferenciais ecologicamente corretos. No espaço, o público poderá acompanhar todas as etapas da montagem dos calçados e esclarecer eventuais dúvidas sobre a aplicabilidade dos materiais e obter informações técnicas sobre os equipamentos utilizados.

Participações

Pela 11ª vez delegações políticas e empresariais alemãs estarão participando da Fimec, contando também com a presença da Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas (Verband Deutscher Maschinen- und Anlagenbau - VDMA). Neste ano, a Fimec também se tornará palco do maior projeto comprador do setor coureiro-calçadista, através de uma ação conjunta entre Assintecal e Abrameq, com a participação de 30 importadores vindos do México, Colômbia, Equador, Argentina, Peru e Índia, para realização de rodadas de negócios com os fabricantes de componentes e máquinas brasileiras.

Nanotecnologia

Uma das principais características da Fimec é o lançamento de novos produtos, serviços e equipamentos. Dentro deste conceito, a expositora Dublauto promete apresentar nada menos que nove produtos inovadores em seu estande, todos eles envolvendo, de alguma forma, a nanotecnologia aplicada à confortabilidade do calçado. Com unidade em Ivoti e Sapiranga, no Rio Grande do Sul, e em Franca, Birigüi e Bariri, em São Paulo, a Dublauto atua no mercado textil e calçadista desde 1975, produzindo tecidos dublados para cabedais e forros e não-tecidos costurados, além de prestar serviços de dublagem com adesivos base água, a fogo, com hotmelt e a filme, em diversos tipos de materiais, atendendo as exigências dos mercados calçadistas, automobilístico, de artefatos e ortopédicos, entre outros. "No setor calçadista trabalhamos com foco no conforto do usuário, através de forros e palmilhas com nanotecnologia aplicada", explica o diretor de Tecnologia da empresa, Evandro Wolfart.

A Fimec é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo, com a parceria das principais entidades do setor: ABECA – Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins; ABQTIC – Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro; ABRAMEQ – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins; ACI-NH/CB/EV – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul; ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos; CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil; IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos; e Universidade Feevale.