FIMEC confirma projeção positiva para o setor calçadista

Publicada em 18/03/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Do início ao fim da feira, movimentação nos corredores foi grande - Foto: Fábio Winter/Lu Freitas/Divulgação Fenac
A avaliação realizada pelos dirigentes das principais entidades do setor coureiro-calçadista com relação aos resultados da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (FIMEC), encerrada na sexta-feira, 15 de março, indicam que os próximos meses apresentarão um cenário positivo para a realização de negócios. A análise foi realizada no último dos quatro dias de evento, que levou cerca de 40 mil visitantes a circularem pelos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, conferindo as novidades apresentadas por 600 expositores e 1,2 mil marcas.

A visitação qualificada e a maior internacionalização da feira foram dois aspectos destacados na avaliação do diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam. “Tivemos muitos negócios fechados e encaminhados com Colômbia, Peru, Equador, Argentina e Uruguai. O mais importante é que a FIMEC comprovou mais uma vez o seu potencial enquanto evento que reúne todas as áreas do complexo coureiro-calçadista, fato único no mundo. As empresas que estiveram aqui, na sua maioria, saem satisfeitas, pois marcaram presença, fizeram contatos, encaminharam negócios e ficaram por dentro do que está acontecendo”, afirmou Desiam.

Para o presidente da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul), Moacir Berger, a 37ª edição superou as expectativas. “O apogeu do setor é na FIMEC, já que a maioria das empresas quer lançar seus produtos na feira”. Ele também ressaltou que a Fenac e a FIMEC oferecem para expositores, representantes e visitantes o que de melhor existe num evento deste porte. O empresário Gérson Berwanger, vice-presidente Setorial Calçados da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) destacou que na área de matéria-prima a feira foi muito qualificada. “O expositor está se preparando cada vez mais para atender seus clientes. Que eles tragam cada vez mais moda e tecnologia. A FIMEC está cada vez melhor”, disse.

O diretor executivo da Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro (ABQTIC), Etevaldo Zilli, explicou que a entidade continua trabalhando em prol dos técnicos e químicos. “Somos um braço tecnológico que congrega todos os curtumes e somos os difusores de todas as pesquisas realizadas para o setor. Também temos a nossa revista, que está comemorando 40 anos. A FIMEC é um sucesso? Sim. Mas podemos contribuir para reformular algumas questões para atrair mais curtumes para a feira”, disse Zilli. Já o presidente da Associação Brasileira dos Estilistas de Calçados e Artefatos (ABBECA), Valdemar Silva, lembrou que a feira é um espaço de novas ideias e está consolidada no mercado. “Aqueles que perguntam como a feira está, respondo que ela é um sucesso. Não deve nada para nenhuma outra”, afirmou.

Para a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), a FIMEC é uma verdadeira cidade organizada nos pavilhões da Fenac. “Ela se consolida mais a cada ano. O evento atendeu às expectativas do setor. Mostramos equipamentos que facilitam a produção do calçado e as visitas foram qualificadas. Dou destaque aos compradores internacionais, que consolidam a feira”, avaliou o presidente da entidade, Marlos Schmidt.

Fábrica Conceito foi destaque

A Fábrica Conceito, realizada numa parceria entre a Fenac, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e a Coelho Assessoria Empresarial foi destacada pelo presidente da IBTeC, Paulo Griebeler. “A feira foi um sucesso absoluto, comprovando que a cada edição a qualidade aumenta. Quanto à fábrica conceito, além da produção de 1,2 mil pares de sapatos, ela cumpriu sua função social, aliada a tecnologia e sustentabilidade”, declarou.

Retorno ao longo do ano

Na avaliação do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH-CB-EV), Marcelo Clark Alves, a quantidade e a qualidade da visitação foi muito boa, e com uma vantagem em relação ao ano anterior. “O número de visitas foi parecido com a de 2012, mas os resultados de negócios foram mais positivos”. O dirigente ressaltou que a feira é um momento único de quatro dias, mas o retorno dos contatos acontece durante o ano inteiro. Em 2014, feira será realizada de 18 a 21 de março.

A FIMEC

A feira é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo, contando com a parceria das principais entidades do setor: Associação Brasileira de Estilo e Cultura Calçadista (ABBECA), Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro (ABQTIC), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (ABRAMEQ), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Universidade Feevale.