Governador garante apoio ao setor calçadista durante abertura da Fimec

Publicada em 21/03/2012 - Atualizada em 17/10/2024

Com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, foi aberta oficialmente, na terça-feira (20), a 36ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), no Parque da Fenac, em Novo Hamburgo. A feira, que conta com aproximadamente 1.200 marcas, através de 600 expositores de 20 países, segue até sexta-feira (23), com visitação entre 13 e 20h. O diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam, enfatizou a referência da Fimec como termômetro para o setor coureiro-calçadista e apresentou o projeto arquitetônico "Fenac do Futuro" ao público presente na cerimônia.

O governador do RS demonstrou sintonia com os setores do couro e calçado. "Agora, o Estado tem melhores condições para trabalhar, como inflação baixa, prestígio internacional em alta e juros caindo. Vamos tentar deixar uma partepara investir, quem sabe, até no Projeto Fenac do Futuro", assinalou, referindo-se ao vídeo apresentado. Tarso ressaltou ainda as relações intensas entre os governos estadual e federal, uma vez que a presidente Dilma Roussef tem sido solidária em questões cruciais para o Rio Grande do Sul, tendo possibilitado grandes avanços ao Estado. "Somos absolutamente parceiros e estaremos juntos no desenvolvimento do setor coureiro-calçadista", declarou.

O diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam mostrou as grandes transformações que ocorrerão no parque de exposições, dobrando a área de feiras e construindo um complexo que deverá atender com excelência os eventos realizados no local. Ele lembrou ainda que a logística prevista no projeto, que integra o Aeroporto Internacional Salgado Filho com oTrensurb, e que desembarcará direto nos pavilhões da feira, garantirá um tráfego seguro e rápido aos visitantes. Desiam observou, também, que a feira começou com um clima de otimismo para expositores e visitantes já no seu primeiro dia.

O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, lembrou que os desconfortos no trânsito entre Porto Alegre e a Fimec terminarão no ano que vem, assim que estiverem concluídas as obras do trem. Ele destacou também que os setores de couro e calçado são muito expressivos na geração de emprego. "Essas empresas que estão expondo na Fimec representam um setor que teve a capacidade de se reinventar num momento muito difícil", complementou.

Já o ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, acentuou que este ano é muito importante para o setor. "Há uma grande pressão pela concorrência internacional, mas por outro lado, o mercado interno está muito aquecido", avaliou. Teixeira reforçou a disposição do Governo Federal em apoiar o desenvolvimento do complexo calçadista.

Todas as entidades parceiras da Fimec foram representadas pelo presidente da Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins), Marlos Schmidt, que destacou a oportunidade que o evento oferece de apresentar ao mundo as novidades do complexo calçadista. "A Fimec é geradora de bons negócios, apesar dos momentos difíceis que a indústria vem atravessando com a desindustrialização. Fazemos alertas importantes como câmbio desfavorável e o custo Brasil, mas acreditamos nas iniciativas e medidas já implantadas pelo governo, embora estejamos pleiteando agilidade constantemente", destacou ele.

Participaram também da abertura oficial da Fimec o presidente do IBTeC, Rui Guerreiro; o presidente do CICB, Wolfgang Goerlich; o presidente da Assintecal, Oseias Schroeder; a presidente da ABQTIC, Regina Teixeira; o presidente da ACI-NH/CB/EV, Marcelo Clark Alves; o presidente da Abeca, Valdemar da Silva; o presidente da AICSul, Moacir Berger; o reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando da Cunha; o representante da Assembleia Legislativa do RS, deputado Luís Lauermann, e da Câmara dos Deputados, deputado federal Ronaldo Zülke.

A Fimec é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo, com a parceria das principais entidades do setor: ABECA – Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins; ABQTIC – Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro; ABRAMEQ – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins; ACI-NH/CB/EV – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul; ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos; CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil; IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos; e Universidade Feevale.

SERVIÇO:

Quando: De 20 a 23 de março

Horário: Das 13 às 20h

Onde: Parque de Exposições da Fenac