Guarda Municipal realiza treinamento de tiro

Publicada em 14/08/2015 - Atualizada em 17/11/2020
Na oportunidade os agentes treinaram tiro ao alvo de diversas distâncias. - Foto: Paulo Barcelos
A Guarda Municipal de Novo Hamburgo está promovendo um curso de reciclagem e habilitação para o porte de pistola 380 e revólver 38. Na tarde de sexta-feira, dia 14 de agosto, a primeira turma da capacitação, que abrangerá toda a corporação de forma continuada, realizou um treinamento prático com armas no estande de tiro do Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo, no bairro Rondônia. A parte teórica aconteceu durante a semana na sala de ensino na sede da Guarda Municipal, no bairro Pátria Nova. Na oportunidade, os agentes treinaram tiro ao alvo de diversas distâncias e em uma pista de movimentação, onde o agente percorre um trajeto. No percurso são simuladas situações em que o guarda deve agir rapidamente, de forma defensiva, e acertar os alvos.

O curso está sendo ministrado por agentes da própria corporação e por um instrutor de defesa pessoal. Durante a aula de tiro os agentes receberam orientações do instrutor, e também guarda municipal há 23 anos, Sandro Gomes Viganon. O agente é credenciado como Instrutor de Armamento e Tiro pela Polícia Federal conforme portaria 670/2011, e possui, ainda, certificado pelo Ministério da Defesa do Exército Brasileiro como Instrutor de Tiro conforme registro nº46548 com validade até 16 de julho de 2017.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Egon Kirchheim, acompanhou o treinamento prático. “A intenção é capacitar o efetivo para as ocorrências em que seja necessário o uso da arma de fogo. Diante disso, o curso visa a qualificação dos agentes para o uso responsável do armamento”, explica. De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Marcos dos Santos, a capacitação atende ao disposto na Lei Federal 13.022 de 2014, que dá poder de Polícia aos Guardas Municipais. “Este advento exige uma adequação com maior capacitação e um aprimoramento continuado para os agentes da Guarda Municipal”, destaca.

O curso

Além da parte prática, o treinamento aborda questões de direitos humanos, uso diferenciado da força, introdução ao uso de arma de fogo, legislação aplicada, o uso legal da arma de fogo, classificação e nomenclatura das armas de fogo, emprego tático das armas de fogo e munições e regras de segurança com armas de fogo, dentre outros temas.

Setor de ensino

Por meio do Decreto 76/1996, foi criada a Escola de Capacitação e Reciclagem da Guarda Municipal de Novo Hamburgo. O objetivo do mecanismo é o aprimoramento profissional dos servidores para um melhor atendimento a comunidade.

Corpo docente para o curso:

Guarda Municipal (GM) – Sandro Gomes Viganon

Credenciado como Instrutor de Armamento e Tiro pela Polícia Federal conforme portaria 670/2011;

Certificado pelo Ministério da Defesa do Exército Brasileiro como Instrutor de Tiro conforme registro nº46548 com validade até 16 de julho de 2017;

Tem 23 anos de Guarda Municipal.

GM – Sandro Salazar

Credenciado pela Polícia Federal como Instrutor das Disciplinas de Legislação Aplicada, Direitos Humanos, Equipamentos não Letais, Gestão de Multidões em Grandes Eventos;

Pós-Graduado pela IDC Faculdade com especialização em Operações Especiais Policiais;

Instrutor do Senasp;

Tem 23 anos de Guarda Municipal.

GM – Luis Fernando da silva

Bacharel em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos;

Aprovado pelo Exame Nacional da OAB;

Tem 16 anos de Guarda Municipal.

Luiz Cezar Nunes

Credenciado Junto à Secretaria de Segurança do Estado como especialista em Artes Marciais;

Credenciado Junto à Secretaria de Segurança do Estado como Mestre em Hapkido;

Instrutor Internacional de Taekwondo;

Instrutor de Defesa Pessoal cadastrado junto a Polícia Federal – registro 079/2014.

GM – Adriano Saraiva Pinto

Especialista em Urgência e Emergência do Trauma pela SEG;

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos;

Formado como Instrutor de Atendimentos de Emergência, pela American Safety & Health Institute;

Formado como ministrante de Condutas de Urgência e Emergência pela Universidade Feevale;

Enfermeiro do SAMU desde 2010;

Tem 23 anos de Guarda Municipal.