Guarda Municipal e SEMAM apreendem caminhão por transporte irregular de resíduos

Um caminhão que transportava resíduos sólidos sem autorização foi apreendido, em uma ação conjunta entre a Guarda Municipal de Novo Hamburgo e a Secretaria de meio Ambiente (SEMAM). No dia 10 de junho, ao perceber que o veículo trafegava pelas ruas do bairro Pátria Nova, uma viatura da Guarda fez a abordagem e constatou, com o apoio de fiscais da SEMAM as irregularidades.
No momento da abordagem foi constatado que haviam diversos resíduos na caçamba do caminhão, tais como: carcaças de veículos, aparelho de televisão, três bombonas vazias de gás para ar-condicionado, máquinas de vidro, caliça, ferro, lã de vidro e sacos vazios de cimento.
O responsável pelo caminhão informou o nome de duas empresas onde ele recolheu resíduos no dia da ocorrência: uma de vidros e outra de ar-condicionado. O responsável pelo caminhão foi notificado e deverá apresentar documentação da empresa e encaminhar o resíduo para local adequado e licenciado. As empresas serão notificadas e deverão apresentar documentação e justificativas do ocorrido.
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) lembra que a disposição de resíduos em local impróprio é crime ambiental (conforme a Lei Federal 12.305/2010), assim como o transporte irregular desse material. Portanto, quem flagrar alguém despejando lixo em vias, arroios, terrenos, ou qualquer outra área inadequada para isso, deve denunciar pelo telefone 156. É garantido o sigilo da identidade do denunciante.