Guardas Municipais participam de capacitação em turismo

Publicada em 05/10/2012 - Atualizada em 17/10/2024
O pintor Ernesto Frederico Scheffel conversa com os Guardas. - Foto: Andressa Lima
A manhã de sexta-feira, 5 de outubro, teve um significado diferente para 17 novos Guardas Municipais em processo de formação. A capacitação de 610 horas de aulas teóricas dadas aos alunos inclui instruções sobre segurança, trânsito e procedimentos operacionais, mais 100 horas de prática de tiro. Mas uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), em parceria com a Universidade Feevale, fez com que o turismo fosse incluído no cronograma do curso, mostrando aos participantes diversos pontos turísticos e atrativos culturais do Novo Hamburgo. “É importante que haja esta ação, pois nem todos os Guardas são da cidade”, enfatizou a diretora de turismo da SEDETUR, Rosi Fritz, que guiou os alunos.

A visitação iniciou no Centro Histórico do bairro Hamburgo Velho, começando pelo Museu de Arte Fundação Ernesto Frederico Scheffel. No local foi explicado aos participantes sobre as obras e a importância do artista que dá nome ao museu para a cidade. Além disso, o próprio Ernesto Scheffel conversou com os futuros guardas, momento em que explicou a história das suas obras e sobre a colonização alemã na região.

O tour seguiu em direção ao Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, que abriga a reconstituição de uma antiga Venda de Colônia e da residência do imigrante João Pedro Schmitt, considerado o fundador da cidade de Novo Hamburgo. “É muito importante esta parte, porque a Guarda Municipal é o espelho da cidade”, contou uma das participantes, Lia Hernandes da Fonseca, de 27 anos. O passeio continuou pelo Museu Nacional do Calçado, Santuário das Mães, Monumento ao Sapateiro e pelo bairro rural de Lomba Grande.

Copa 2014

Novo Hamburgo é um das cidades que pode ser subsede da Copa de 2014 que acontece no Brasil. O Município disputa com demais cidades para ser um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) e segundo Rosi, a instrução dos guardas, que futuramente atuarão, será benéfica para a população e os visitantes. “Temos essa questão da hospitalidade e do bom atendimento às pessoas que estes profissionais devem ter, e isso é fundamental”, completa.