Jogo de computador traz pontos turísticos da cidade

O professor do curso de Jogos Digitais da Feevale, Andrey Tietbohl Palma, explicou que o jogo é do tipo “Point and Click”, em que há flechas de movimentação na tela e o jogador clica para pegar objetos e resolver enigmas. “Tem uma história envolvendo o Alan (uma capivara), sua namorada Elen (uma jaguatirica) e outros personagens que vão surgindo, como o Bode Gaudério e a Tartaruga Idosa, e o enredo se desenvolve nos pontos turísticos de Novo Hamburgo. O legal é que as crianças conseguem ver a cidade em um jogo de computador”, contou. Para a diretora de Turismo da SEDETUR, Rosi Fritz, essa é uma forma divertida de valorizar o turismo na cidade. “O jogo é ótimo, interativo, uma maneira lúdica de aprender sobre a cidade. Enquanto estamos entretidos com a história, vamos conhecendo os principais pontos turísticos”, disse.
Os alunos experimentaram o jogo e também o avaliaram, respondendo um questionário e dando uma nota de 0 a 10. O aluno Yan Gabriel Graff Silva, de 14 anos, aprovou o jogo. “É muito legal aprender assim. Eu curti bastante”, disse. Yan percebeu rapidamente onde o jogo se passava. “Logo reconheci o Santuário das Mães, eu já fui lá visitar. Tem coisas que estão do nosso lado e não percebemos o quanto é importante na cidade, esse jogo pode ajudar a mostrar isso”, concluiu.
A professora da Feevale, Roslaine Garcia, líder do projeto, destacou como principal objetivo do projeto a valorização dos atrativos turísticos e do patrimônio da cidade. “As crianças podem aprender sobre a história dos lugares e passar a valorizar e cuidar destes marcos de Novo Hamburgo”, afirmou. Roslaine explicou que depois dessa primeira fase de testes o jogo passará por adequações e será disponibilizado no Receptivo Turístico da cidade e posteriormente será distribuído para utilização em feiras e eventos. No dia 19 de julho o jogo será testado novamente, desta vez com os alunos da EMEF Martha Wartenberg (Rua Sílvio G. Christmann, 1351, Canudos).