Jogo de computador traz pontos turísticos da cidade

Publicada em 12/07/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Alunos do 8º ano da EMEF Arnaldo Grin testaram o jogo sobre Novo Hamburgo - Foto: Luísa Venter
Uma capivara chamada Alan vive diversas aventuras com os pontos turísticos de Novo Hamburgo como plano de fundo. Este é o mote do jogo "As aventuras de Alan em Novo Hamburgo”, que foi testado com os alunos das turmas de 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arnaldo Grin, na quinta-feira, dia 12 de julho. O jogo é o produto final do projeto de extensão “Turismo e Jogos Digitais”, da Universidade Feevale, que uniu os alunos e professores dos cursos de Turismo e de Jogos Digitais, apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) da Prefeitura. No laboratório de informática, os alunos puderam testar uma parte do jogo, que tem o Santuário das Mães como cenário.

O professor do curso de Jogos Digitais da Feevale, Andrey Tietbohl Palma, explicou que o jogo é do tipo “Point and Click”, em que há flechas de movimentação na tela e o jogador clica para pegar objetos e resolver enigmas. “Tem uma história envolvendo o Alan (uma capivara), sua namorada Elen (uma jaguatirica) e outros personagens que vão surgindo, como o Bode Gaudério e a Tartaruga Idosa, e o enredo se desenvolve nos pontos turísticos de Novo Hamburgo. O legal é que as crianças conseguem ver a cidade em um jogo de computador”, contou. Para a diretora de Turismo da SEDETUR, Rosi Fritz, essa é uma forma divertida de valorizar o turismo na cidade. “O jogo é ótimo, interativo, uma maneira lúdica de aprender sobre a cidade. Enquanto estamos entretidos com a história, vamos conhecendo os principais pontos turísticos”, disse.

Os alunos experimentaram o jogo e também o avaliaram, respondendo um questionário e dando uma nota de 0 a 10. O aluno Yan Gabriel Graff Silva, de 14 anos, aprovou o jogo. “É muito legal aprender assim. Eu curti bastante”, disse. Yan percebeu rapidamente onde o jogo se passava. “Logo reconheci o Santuário das Mães, eu já fui lá visitar. Tem coisas que estão do nosso lado e não percebemos o quanto é importante na cidade, esse jogo pode ajudar a mostrar isso”, concluiu.

A professora da Feevale, Roslaine Garcia, líder do projeto, destacou como principal objetivo do projeto a valorização dos atrativos turísticos e do patrimônio da cidade. “As crianças podem aprender sobre a história dos lugares e passar a valorizar e cuidar destes marcos de Novo Hamburgo”, afirmou. Roslaine explicou que depois dessa primeira fase de testes o jogo passará por adequações e será disponibilizado no Receptivo Turístico da cidade e posteriormente será distribuído para utilização em feiras e eventos. No dia 19 de julho o jogo será testado novamente, desta vez com os alunos da EMEF Martha Wartenberg (Rua Sílvio G. Christmann, 1351, Canudos).