Lojistas recebem orientação do Procon em evento na CDL NH

Lojistas recebem orientação do Procon em evento na CDL NH

Publicado em 22/03/2019 - Editado em 22/03/2019
Cláudia Schenkel falou para os lojistas
Crédito
Aline Schneider/CDL

O objetivo do “I Encontro do Procon com Fornecedores” foi equilibrar as relações de consumo, explicou a coordenadora do Procon de Novo Hamburgo, Cláudia Schenkel. “Queremos dar tranquilidade aos fornecedores na hora de fazer um negócio”, comentou Cláudia. A procuradora-geral do município, Fernanda Vaz Luft, destacou a importância desta integração e reforçou que o propósito do evento é evitar o conflito e evoluir sempre. O diretor jurídico da CDL NH, Dr. Henrique Breidenbach, ao dar as boas-vindas aos presentes, enfatizou que o momento também é uma forma de melhorar cada vez mais o serviço prestado aos clientes.

Através de exemplos práticos, os participantes puderam entender como é possível qualificar a relação com os consumidores, garantindo mais transparência nos direitos ao cliente. Cláudia Schenkel citou uma situação corriqueira observada pelas revendas de automóveis que oferecem garantia de determinada peça do veículo por 90 dias. “Isso é propaganda enganosa, todo o veículo está coberto por garantia durante 90 dias e não apenas o câmbio, por exemplo”, explica. A assessora jurídica do Procon, Joice Alvarenga, destaca outra atitude observada irregularmente. “As empresas não podem cobrar taxa extra quando o cliente vai pagar a conta com cartão de crédito”, enfatiza e complementa que os estabelecimentos que trabalham com cartão devem aceitar essa forma de pagamento para qualquer produto e quantia.

O empresário Diovano Klein, proprietário da Comlines, participou do evento e avaliou como positiva a iniciativa. Atualmente, 40% das vendas da loja dele ocorrem pela internet. Contudo, já se sentiu prejudicado na relação com consumidor. “Uma vez vendi um produto bem específico de cozinha industrial e depois de seis dias o cliente me devolveu usado”, comenta Klein, que vê no encontro a importância de saber lidar com situações como esta.

Ao final do evento os lojistas receberam um checklist do comércio onde constam normas para saber se o comerciante está cumprindo os direitos básicos do consumidor.
O “I Encontro do Procon com Fornecedores” ocorreu na sede da CDL NH , uma das parceiras do evento, além do Sindilojas e ACI.

Créditos texto e foto: Aline Schneider/CDL