Microempreendedores são beneficiados com novidades do Programa Crescer

Publicada em 27/09/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Livreto explicativo sobre o programa CRESCER foi distribuído para os microempresários - Foto: Andressa Lima
Na manhã de quinta-feira, 27 de setembro, no auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, foram apresentadas aos microempreendedores de Novo Hamburgo novidades sobre Programa Municipal de Microcrédito. Operando pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (SEDETUR), em parceria com a Caixa Econômica Federal, a iniciativa está disponibilizando mais uma possibilidade de empréstimo. Destinado aos trabalhadores informais, empreendedores Individuais, microempresas formais ou informais, a iniciativa diferencia-se por não necessitar de avalista e faz parte do Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado Crescer.

No encontro, estavam presentes representantes da SEDETUR e da Caixa Econômica Federal que instruíram os empresários sobre o Programa. Segundo o gerente de Apoio a Microempresa da SEDETUR, Márcio Pierotto Alves, encontrar um avalista é uma das maiores dificuldades encontradas pelos micro e pequenos empresários. “Queremos proporcionar a possibilidade de crédito aos proprietários de micro e pequenas empresas. Nós, como Prefeitura, estamos à disposição e encaminharemos à Caixa Econômica quem tiver interesse”, ressaltou. Quem participou, aprovou a ideia ofertada, como o pintor Jeziel da Silva Rosa, de 37 anos. “Acho ótima essa oportunidade, pois nos incentiva”, comentou. Quem compareceu recebeu um livreto explicativo sobre o programa.

O valor liberado pelo Programa Crescer para Pessoas Jurídicas é de até R$5.000,00, e para Pessoas Físicas, até R$ 3.000,00, podendo ser pago em até 18 meses. Os interessados podem entrar em contado com a SEDETUR pelo telefone 3594-9940 e falar com Márcio Pierotto Alves ou Sandra Amorim.

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas está implementada no Município

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) lançou recentemente um estudo nacional que classificou Novo Hamburgo como uma das 51 uma cidades gaúchas que implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O Município possui cerca de 20 mil empreendimentos de pequeno porte e 4.500 empreendedores individuais e, desde quando a Legislação foi aprovada, em 2009, o processo de implementação por intermédio da articulação de políticas públicas para as Micro e Pequenas Empresas e a formalização dos Empreendedores Individuais, são trabalhadas com mais intensidade. Funcionando junto a SEDETUR, a maioria desses atendimentos resulta na formalização dos empreendedores individuais. “Estas ações são focadas no crescimento do empreendedor individual”, completa Alves.